O Comitê Regional de Desenvolvimento Econômico da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) e a Agência Metropolitana de Sorocaba (AGEMSorocaba), em parceira com a Prefeitura de Sorocaba e o Parque Tecnológico (PTS), promovem, no dia 1 de dezembro, das 8h às 13h, no complexo do PTS, o 1º Fórum Regional do Ciclo de Fomento às Startups na RMS.
O objetivo é promover o fortalecimento e o estímulo ao diálogo entre o ecossistema de inovação para startups e a Administração Pública. A ação pretende orientar prefeitos, gestores, vereadores, procuradores municipais e autarquias sobre as vantagens que o investimento em startups pode representar para o desenvolvimento dos municípios.
“O desenvolvimento econômico de uma região tende a prosperar, quando seus gestores se conscientizam da importância de formar um ambiente empreendedor e dos impactos positivos que o fomento à ciência, tecnologia e inovação podem trazer para todas as cidades envolvidas no processo. Queremos fortalecer e articular melhor o sistema de inovação no Brasil”, comenta o presidente da RMS e do Conselho de Desenvolvimento Econômico, prefeito Rodrigo Manga.
Lançado em outubro do ano passado, o Comitê Regional de Desenvolvimento Econômico da RMS, que, agora, compõe a Câmara Temática de Desenvolvimento Econômico dessa região, cada vez mais avança em seus trabalhos, desenvolvendo o ciclo de fomento a startups, com o intuito de consolidar projetos e ações de desenvolvimento metropolitano, desburocratizando processos e implementando iniciativas de desenvolvimento econômico regional.
A secretária de Planejamento e Desenvolvimento de Votorantim, Mirian Zacareli, que representa o município no grupo de trabalho, explica: “as leis federais do Governo Digital, as novas leis de Licitações e de Liberdade Econômica e o Marco Legal das Startups e Empreendedorismo trouxeram muitas novidades, que impactam na esfera administrativa e carecem de melhor entendimento para gerarem mais efetividade e frutos”.
O encontro, em dezembro, contará com a participação de instituições especialistas no tema, como Invest SP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade), FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Centro Universitário Facens, ABStartups (Associação Brasileira de Startups), Athon Ensino Superior, dentre outras. Para ilustrar as boas ações desenvolvidas nesse contexto, haverá a apresentação de cases de sucesso pelo município de Mogi Mirim (SP).
“A compreensão do papel das startups no desenvolvimento econômico e social, na geração de renda, abrangendo todas as formas de fomento, deverá estimular o fortalecimento do ecossistema de inovação da Região Metropolitana de Sorocaba”, explica o presidente do PTS, Nelson Cancellara.
“Um dos objetivos desta Câmara Temática é envidar esforços para oferecer oportunidades de igualar o conhecimento e as oportunidades em todas as cidades que compõem a Região Metropolitana de Sorocaba. A realização do Ciclo de Fomento às Startups será um importante passo para a concretização dessa meta”, comenta o secretário municipal de Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico de Tapiraí, José Raul Fabbri.
Parque Tecnológico – Agência de Notícias