Sorocaba acaba de se tornar signatária da Aliança pela Ação Climática – ACA Brasil, uma coalização voltada para fortalecer a agenda climática para que o Brasil cumpra com os compromissos pactuados no Acordo de Paris. O prefeito Rodrigo Manga assinou, nesta semana, a carta de compromisso que formaliza a adesão à iniciativa. O movimento nacional foi lançado na tarde de quinta-feira (dia 28), em evento virtual.
“Nossa cidade, tão importante para a Região Metropolitana, tem um papel fundamental para impulsionar a agenda climática no sentido de termos medidas efetivas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.
O Acordo de Paris tem como principal objetivo limitar o aumento da temperatura da Terra a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, mobilizando esforços para reduzir, pela metade, as emissões até 2030 e atingir, até 2050, a neutralidade em carbono.
Entre os benefícios de fazer parte da Aliança pela Ação Climática, estão: ter maior força e possibilidades de colaboração e influência em processos de tomada de decisão sobre políticas de clima, por meio de estratégias e narrativas coletivas; contribuir para a agenda climática brasileira, gerando impacto positivo para a redução de emissões e aumento da resiliência em nível local, nacional e global; além de pertencer a um espaço de encontro, colaboração e sinergia de importantes e influentes atores na agenda climática do país.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Dr. Antonio Prieto, Sorocaba possui estudos importantes, como o 2º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e a Análise de Vulnerabilidade e Risco Climático. “O próximo passo, agora, será a elaboração do Plano de Ação Climática, que vai fundamentar a gestão do clima para os próximos anos, com ações e investimentos para mitigação, adaptação e resiliência climática”, afirma.
A Aliança pela Ação Climática – ACA Brasil é coordenada pela WWF Brasil, ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, Instituto Clima e Sociedade, CDP Latin America e Centro Brasil no Clima. O intuito do movimento é mobilizar lideranças empresariais, investidores, acadêmicos, imprensa, entidades religiosas, organizações da sociedade civil, a juventude e representantes de governos, buscando a redução concreta de emissões e um aumento da resiliência dos territórios. Mais informações podem ser obtidas pelo site: https://acabrasil.org.br/.
Meio Ambiente – Agência de Notícias