A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), foi notificada, nesta quarta-feira (25), sobre uma terceira morte na cidade por suspeita do novo coronavírus. A vítima foi um homem de 83 anos, que estava internado em um hospital privado da cidade. O paciente apresentou insuficiência respiratória e por este motivo foi notificado como suspeito da COVID-19. Além disso, o paciente tinha neoplasia avançada de esôfago. As amostras já foram coletadas e enviadas ao Instituto Adolfo Lutz (IAL), órgão estadual responsável pelos exames do novo coronavírus.
Atualmente Sorocaba possui um caso confirmado que ainda aguarda contraprova do IAL. A cidade passou de 124 para 168 casos suspeitos que aguardam resultados de exames. Deste total, 20 encontram-se internados e três óbitos também são investigados. O total de descartados por resultado de exames chegou a 17.
Conforme determinação da Secretaria Estadual da Saúde, somente serão solicitados exames do novo coronavírus para pacientes suspeitos internados graves, ou críticos, e profissionais da área de saúde que apresentem sintomas de síndrome gripal. O teste diagnóstico não deverá ser realizado em pessoas assintomáticas. Essas medidas buscam otimizar o bom uso desse recurso, cujos insumos estão restritos no mundo devido à situação pandêmica.
Neste momento são considerados como suspeitos todos os pacientes que apresentarem características de síndrome gripal. Ou seja, pessoa com febre e sintomas respiratórios, sendo que a febre pode não estar presente em alguns, como pacientes jovens e idosos, ou que esteja fazendo uso de medicamento antitérmico. A orientação é que procurem uma unidade de saúde somente pessoas que percebam o agravamento dos sintomas, como falta de ar. Em situações menos complexas, é recomendado o isolamento domiciliar por até 14 dias.
Medidas de combate
Para combater a doença, a Prefeitura de Sorocaba criou nesta terça-feira (24) a Coordenadoria de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, além do reforço de mais 12 novos médicos do Programa Mais Médicos para o mês de abril que fortalecerá a assistência. Outra medida foi a compra de 300 mil máscaras cirúrgicas para os servidores da área da saúde, a entrega está prevista para esta sexta-feira (27).