Sorocaba registra 32.943 casos da Covid-19, 31.886 recuperados e 681 óbitos

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), registrou aumento nos recuperados da Covid-19 nesta sexta-feira (5), chegando ao total de 31.886. Já, os casos confirmados com a doença passaram de 32.789 para 32.943 na cidade. Os óbitos com a confirmação da doença aumentaram para 681 e a taxa de letalidade no município é de 2,06%, abaixo da taxa estadual, que é de 3% e da nacional, que se encontra em 2,4%.

Sorocaba recebeu a notificação de mais 154 casos confirmados da Covid-19, 175 recuperados e oito óbitos, estes ocorridos desde o dia 15 de janeiro, mas informados pelos hospitais à Vigilância Epidemiológica e computados apenas no dia de hoje (5). Do total de confirmados, 83 estão internados (46 em UTI) e o total de pessoas em recuperação (isolamento domiciliar) é 293.

A cidade manteve o número de pessoas com suspeita de contaminação pelo coronavírus e que aguardam resultados, em 350. Entre todos os suspeitos, 53 estão internados em hospitais da cidade, sendo 26 em UTI. Há dois óbitos em investigação. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 82.500.

Taxa de ocupação dos leitos Covid

No censo diário de leitos da Covid-19 desta sexta-feira (5), o Hospital Estadual Adib Jatene está com três leitos clínicos Covid ocupados, sendo cinco pactuados. Já os 20 leitos de UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) encontram-se 90% ocupados. Outro hospital de esfera estadual, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), possui oito leitos clínicos Covid e três estão ocupados. O único leito de UTI infantil Covid está desocupado. Dos 30 leitos de UTI Covid disponibilizados neste hospital, 21 estão ocupados.

Os hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, como a Santa Casa, está com 100% de ocupação nos leitos clínicos Covid. Ou seja, dos 21 existentes, 20 possuem pacientes. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa é de 81,81%, o que representa 45 leitos ocupados dos 55 contratados. O Hospital Santa Lucinda possui um total de 18 leitos clínicos Covid e 10 estão ocupados. O mesmo hospital também possui dois leitos de UTI Covid que encontram-se desocupados. Dos seis leitos clínicos Covid do GPACI, um está ocupado.

Na rede particular, o Hospital Unimed encontra-se com 100% de ocupação dos leitos adultos clínicos Covid (25) e 65% dos de UTI (13 leitos ocupados dos 20 existentes). O único leito infantil de UTI Covid deste hospital encontra-se sem paciente. O Samaritano possui 13 leitos clínicos Covid ocupados do seu total de 21 existentes. Já, a UTI Covid dessa mesma instituição está com 65% de ocupação, o que significa 13 leitos ocupados dos 20 disponibilizados. Dos dois leitos de UTI Covid para crianças, nenhum possui paciente. O Hospital Evangélico atingiu 80% de ocupação de sua UTI Covid (oito leitos ocupados dos 10 pactuados) e 26,67% dos leitos clínicos (quatro leitos ocupados dos 15 pactuados).

Conscientização e combate à Covid-19

A Secretaria da Saúde (SES) reforça que é preciso que as pessoas continuem usando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social. A conscientização da população sobre as medidas preventivas de combate à Covid-19 é fundamental.

Óbitos

– Homem de 77 anos, hipertenso e cardiopata. Faleceu em hospital particular de São Bernardo do Campo no dia 30 de janeiro;

– Homem de 56 anos, diabético. Faleceu em hospital particular de Sorocaba no dia 2 de fevereiro;

– Mulher de 90 anos, diabética e cardiopata. Faleceu em hospital particular de Sorocaba no dia 3 de fevereiro;

– Mulher de 80 anos, diabética. Faleceu em hospital público de Sorocaba no dia 5 de fevereiro;

– Mulher de 74 anos, hipertenso. Faleceu em hospital particular de Votorantim no dia 15 de janeiro;

– Mulher de 89 anos, hipertensa. Faleceu em hospital particular de Sorocaba no dia 3 de fevereiro;

– Homem de 55 anos, sem comorbidades. Faleceu em hospital público de Sorocaba no dia 2 de fevereiro;

– Mulher de 90 anos, diabética e hipertensa. Faleceu em hospital público de Sorocaba no dia 5 de fevereiro.



Saúde – Agência de Notícias