A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), registrou aumento do número de recuperados da Covid-19 nesta segunda-feira (5), chegando ao total de 134.612. Já, os casos confirmados com a doença passaram de 137.873 para 137.918 na cidade. Os óbitos confirmados se mantiveram em 3.191. A taxa de letalidade no município é de 2,3%, abaixo da taxa estadual, que é de 2,9%, e acima da taxa nacional, que se encontra em 2%.
Sorocaba recebeu a notificação de mais 45 casos confirmados da Covid-19, 18 recuperados e nenhum óbito. Do total de confirmados, um está internado em UTI e o total de pessoas em recuperação (isolamento domiciliar) é 110.
A cidade teve queda no número de pessoas com suspeita de contaminação pelo coronavírus que aguardam resultados de 66 para 43. Entre os casos suspeitos, há uma internação em UTI. Não há óbito em investigação. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 268.864.
Taxa de ocupação dos leitos
No censo diário de leitos da Covid-19 desta segunda-feira (5), devido à melhora permanente no cenário epidemiológico, os hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba passam a contar com leitos para todas as doenças que necessitam de isolamento, incluindo a Covid-19, e não mais de forma exclusiva.
Na rede particular, o Hospital Unimed não possui nenhum leito de UTI Covid ocupado, dos 15 pactuados. Dos 20 leitos clínicos, sete estão ocupados. O leito infantil de UTI Covid deste hospital está desocupado. O Samaritano possui seis leitos clínicos Covid e dois estão ocupados. Dos três leitos UTI Covid pactuados, nenhum está ocupado. O único leito de UTI Covid para crianças está desocupado. O Hospital Evangélico possui 10 leitos UTI Covid pactuados e nenhum está ocupado. Dos 10 leitos clínicos Covid pactuados, nenhum está ocupado. O Hospital Amhemed possui 13 leitos clínicos Covid pactuados e nenhum está ocupado. A UTI do mesmo hospital não possui nenhum leito ocupado, do total de sete disponíveis.
Conscientização e combate à Covid-19
A Secretaria da Saúde (SES) reforça que é preciso que as pessoas continuem adotando as medidas preventivas à Covid-19, como uso de álcool em gel e de máscara protetora no transporte público e em ambientes médico-hospitalares. A conscientização da população sobre esses hábitos é fundamental.
Saúde – Agência de Notícias