Sorocaba recebe em outubro instalação artística no hall da antiga Estação Ferroviária

A artista brasileira, radicada em Nova Iorque, Sabrina Barrios, estará em outubro no Brasil para a realização de um site specifique (instalação criada para um local específico, com elementos que dialogam com o meio para o qual a obra é elaborada), no hall de entrada do prédio histórico da antiga Estação Ferroviária de Sorocaba. O objetivo desta intervenção é aproximar o grande público da arte, trazendo a obra para um espaço público, um dos principais patrimônios históricos da cidade.

A ação tem realização da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), com apoio institucional do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB Sorocaba) e do Conselho Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Comuplan). “É uma grande alegria recebermos a obra da artista Sabrina Barrios, que ocupará esse prédio tão importante para a história de Sorocaba, aproximando a população da arte. Intervenções, como essa, além de valorizar os espaços públicos, transformam a maneira de como circulamos pela cidade com o nosso olhar”, destaca o secretário de Cultura de Sorocaba, Luiz Antonio Zamuner.

A obra, que será visualizada pela população logo da calçada do antigo prédio da Sorocabana, será montada pela artista no início de outubro. “Esta instalação, criada com linhas brancas, com projeção de luz UV, ficará exposta em Sorocaba. A produção remete a hologramas, metaverso, outras dimensões e realidades possíveis. Tenho uma conexão com a ancestralidade, filosofias não hegemônicas e a geometria sagrada, que se mesclam com pesquisas sobre redes tecnológicas, como hiperconectividade, web 3.0 e realidade aumentada. A intenção é inserir o público em uma esfera tecnológica, ao mesmo tempo em que simula nossas redes de conexões ancestrais”, explica Barrios, que já realizou trabalhos semelhantes ao que será feito em Sorocaba em países, como Estados Unidos, Alemanha, Finlândia, Polônia, Bélgica, Espanha, Dinamarca, Colômbia e Azerbaijão.

A população poderá bater um papo sobre instalações artísticas com a artista Sabrina Barrios e o curador responsável pela obra, Allan Yzumizawa, no dia 8 de outubro, às 17h, no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba e, a partir das 19h do mesmo dia, participar da inauguração da obra.

O prédio da antiga Estação Ferroviária de Sorocaba fica localizado na Avenida Dr. Afonso Vergueiro, 310.

Sobre a artista

Sabrina Barrios (1981) é uma artista visual gaúcha, bacharel em Design Gráfico pela Universidade Federal de Santa Maria (RS) e Mestre em Artes Visuais pela Pratt Institute, de Nova York. Ela vive entre Nova York e Rio de Janeiro, desde 2018. Já expôs em países como Estados Unidos, Alemanha, Finlândia, Polônia, Bélgica, Espanha, Dinamarca, Colômbia e Azerbaijão, onde representou o Brasil na Bienal de Baku e teve sua obra criada em um dos locais listados pela ONU World Heritage, dentro da única mesquita onde as mulheres podiam frequentar.

Além disso, a artista apresentou vídeos no MoMA (Nova York, 2013) e esteve em residências, como The Studios – MASS MoCA (EUA, 2017), Arteles (Finlândia, 2017), Museu do Bronx – AIM (Nova York, 2016), Bains Connective (Bruxelas, 2016) e The Wassaic Project (Nova York, 2015). Em Bruxelas, instalou seu site-specific (The Horse Rider and the Eagle, 2016) em meio ao triste cenário deixado pelos ataques terroristas em 2016. Hoje, possui obras em galerias, como Flecha, em Madri; Artefato Gallery, em Londres; e Alfa Gallery, em Miami.

 

Foto: Crio.Art/Divulgação

Read More