Sorocaba permanece na fase laranja do Plano São Paulo

Prefeito Rodrigo Manga entrou em contato, na manhã desta sexta-feira (15), com o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, que confirmou a continuidade em razão das rápidas medidas tomadas pelo município no combate à Covid-19.

 

Diante das várias ações realizadas no combate à Covid-19, como aumento da frota de ônibus e dos leitos de UTI Covid e elaboração do Plano de Operacionalização de Vacinação, Sorocaba continuará na fase laranja do Plano São Paulo. A informação foi confirmada para o prefeito Rodrigo Manga, que fez essa solicitação ao telefone, na manhã desta sexta-feira (15), para o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi.

O prefeito reforçou junto ao secretário estadual todas as ações que a gestão municipal rapidamente realizou e está realizando em prol da população no combate à pandemia, além de demonstrar a situação especfífica do comércio na cidade. “O que eu puder fazer para priorizar e preservar a vida e o comércio, eu vou fazer. Algumas regiões vão para a fase vermelha no Estado e nós garantimos a continuidade na laranja”, ressalta o prefeito.

Fase Laranja

Com a continuidade da cidade de Sorocaba na fase laranja, todos os setores do comércio e serviços seguem permitidos para funcionar. A capacidade de ocupação para os estabelecimentos é de 40% e o horário de funcionamento é de oito horas por dia, seguindo todos os protocolos preventivos de saúde e sem possibilitar aglomeração. No caso de restaurantes e similares, estes deverão possuir assentos com distanciamento social.

O atendimento presencial poderá acontecer no período entre 6h e 20h. Bares sem acomodações podem funcionar apenas por sistema delivery.

O prefeito Rodrigo Manga segue negociando também com o estado a possibilidade de implantação de medida do Plano Sorocaba, estendendo o horário de funcionamento dos estabelecimentos para até 18 horas por dia, divididas em três blocos, de 6, 12 ou 18 horas, evitando que os funcionários realizem suas refeições dentro dos locais.

Saúde – Agência de Notícias