Por: Bruno Rodrigues

Campanha permanente de prevenção e estrutura de saúde na rede municipal se destacam

No cenário estadual de prevenção ao câncer de boca, em São Paulo, Sorocaba lidera entre as cidades com mais de 500 mil habitantes do interior paulista e desponta como um exemplo a ser seguido, alcançando o maior número de exames preventivos realizados, no último ano. A cidade, que mantém uma Campanha Permanente de Prevenção ao Câncer de Boca desde 2021, reforça a importância de trabalhar com a prevenção como o melhor caminho para preservar a saúde bucal da população.

A rede de saúde pública bucal de Sorocaba, estruturada para atender às demandas de prevenção, diagnóstico e tratamento, obteve resultados expressivos entre os municípios registrados no monitoramento das ações de combate ao câncer bucal no estado de São Paulo, de acordo com dados da Área Técnica de Saúde Bucal SES-SP/Santa Marcelina.

Ao longo do último ano, aproximadamente 7 mil pessoas foram avaliadas na cidade, contribuindo para a detecção precoce de possíveis casos de malignidade. Dos exames realizados, 37 apresentaram indícios suspeitos, o que ressalta a eficiência da campanha permanente em identificar potenciais problemas e encaminhá-los para tratamento especializado. Dos dados registrados, o 2º município com mais de 500 mil habitantes é Santo André, com aproximadamente 5 mil exames.

A Campanha Permanente de Prevenção ao Câncer de Boca em Sorocaba tem como pilar a conscientização da população sobre os fatores de risco, a importância da realização periódica de exames preventivos e a adoção de hábitos saudáveis que contribuam para a manutenção da saúde bucal.

A Dra. Jessica Flumignan, responsável pela coordenação de Saúde Bucal da Secretaria da Saúde de Sorocaba, destaca que a prevenção é a chave para evitar o agravamento de doenças, especialmente no caso do câncer de boca. “A detecção precoce faz toda a diferença no prognóstico e tratamento. Estamos muito satisfeitos com a adesão da população e das equipes de saúde bucal da rede pública de Sorocaba, em colaboração à campanha, e com os resultados obtidos até o momento”, salienta.

Os dados divulgados pela Área Técnica de Saúde Bucal SES-SP/Santa Marcelina consolidam Sorocaba como um modelo a ser seguido no estado de São Paulo no que diz respeito à prevenção do câncer de boca. “Com isso, a cidade reafirma o compromisso com a saúde de seus cidadãos e a importância de investir em ações preventivas para garantir uma qualidade de vida cada vez melhor”, conclui o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.