A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), publica, nesta sexta-feira (11), o edital de chamamento público para recebimento de projetos de empresas interessadas em participar do Programa Sandbox Sorocaba, que tem como objetivo selecionar iniciativas que visam implementar soluções tecnológicas inovadoras em ambiente de testes controlados, com potencial de impacto positivo à sociedade e tornar Sorocaba referência no conceito de Cidades Inteligentes. O edital está disponível no Jornal do Município, com acesso pelo link: https://bit.ly/3QvCxaU.
O programa foi lançado durante o “Fórum Sorocaba 2050 – Construímos hoje a Sorocaba do amanhã”, realizado no PTS, reunindo um público de mais de mil pessoas, entre autoridades, especialistas de diversas áreas, pesquisadores, gestores públicos, empresários, empreendedores e estudantes de toda a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).
O Parque Tecnológico de Sorocaba criou um portal: www.sandboxsorocaba.com.br, em que a empresa interessada vai encontrar todos os detalhes sobre o edital do primeiro ciclo, assim como enviar seus projetos.
O modelo de negócio inovador deve, de acordo com o edital, ter sido preliminarmente validado por meio de Prova de Conceito (POC) ou protótipos, não podendo se encontrar em fase tão somente conceitual de desenvolvimento. As soluções tecnológicas submetidas nas propostas deverão ser enquadradas em 16 eixos temáticos, entre os quais: Tecnologia e Inovação, Governança, Urbanismo, Saúde, Educação, Mobilidade e Acessibilidade, Energia e Habitação.
Dentre os critérios para a seleção das propostas, destacam-se: grau de inovação; maturidade da solução; impacto da tecnologia no município e capacidade técnica da equipe.
Já, a avaliação das propostas e o monitoramento dos projetos será realizado pelo Parque Tecnológico de Sorocaba, por meio do Comitê Técnico Científico, o qual poderá interagir com outros órgãos públicos e com terceiros, tais como universidades, pesquisadores, entidades representativas e associações, com o objetivo de firmar parcerias para a realização da referida avaliação.
As propostas serão ranqueadas pelos pontos recebidos durante a etapa de avaliação e serão apresentadas em códigos para preservar a identidade do proponente e permitir sua identificação. As propostas já avaliadas e ranqueadas farão parte de um Banco de Propostas e concorrem, automaticamente, nos ciclos subsequentes. O ranking será atualizado após cada ciclo de avaliação.Depois da apresentação das propostas, será publicado na página do Programa Sandbox Sorocaba a lista de soluções selecionadas para implantação do projeto. E, ainda de acordo com o edital, após aprovada, a solução deverá ser enviada para a Secretaria Municipal competente para viabilização do projeto.
Polo em tecnologia e inovação
Sandbox é o nome dado a um ambiente controlado para testes de soluções inovadoras. Ele foi implementado no Brasil, a partir do Marco Legal das Startups (Lei Complementar n° 182/21). O objetivo é permitir que empresas e startups possam contar com esse ambiente durante todo o processo de desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, criados dentro do contexto de cidades inteligentes, sendo que o Parque Tecnológico de Sorocaba atuará como gestor do programa.
“Nosso objetivo é proporcionar o ambiente, de forma legal, para que Sorocaba avance, cada vez mais, como um polo inovador em nossa região. Estamos muito otimistas em relação às soluções inovadoras que fomentarão o empreendedorismo, bem como tornarão Sorocaba referência no conceito de Cidades Inteligentes, em benefício da população”, afirma o prefeito Rodrigo Manga.
Já, o presidente do Parque Tecnológico também ressalta a relevância do lançamento do edital, que possibilitará o surgimento de projetos inovadores e tecnológicos, em prol da cidade e da qualidade de vida dos cidadãos. “Entendo que, para a cidade de Sorocaba, esse projeto representa um ganho inestimável, pois possibilita trazer boas iniciativas tecnológicas para cá, tendo o Parque Tecnológico como gestor, para testar e comprovar a eficiência desse projeto e, aí sim, poder aplicar dentro do Poder Público, para que ele possa, cada vez mais, dar uma resposta rápida e assertiva aos cidadãos”, destacou o presidente do PTS, Nelson Cancellara.
Foto: Secom