Sorocaba institui “Selo Amigo da Cultura Tropeira” para fomento de projetos na área

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), criou o programa “Selo Amigo da Cultura Tropeira”. A iniciativa visa promover a cultura tropeira, por meio do apoio a empresas, instituições, iniciativas e cidadãos do município, que investem ou produzem projetos relacionados ao tema.

“A sugestão de criar esse selo foi do vereador Ítalo Moreira. Analisamos e gostamos da proposta. Sorocaba tem a cultura tropeira enraizada na sua história, com inúmeros monumentos, próprios e festividades relacionados ao tema. Com isso, queremos resgatar, promover e recuperar a história e a memória da cidade”, destaca o secretário da Secult, Luiz Antonio Zamuner.

A Lei nº 43/2022, que institui a certificação, foi sancionada pelo prefeito Rodrigo Manga e consta na edição de segunda-feira (2) do Jornal “Município de Sorocaba”. Ela visa, ainda, ampliar a proteção aos patrimônios históricos, culturais, artísticos, turísticos e paisagísticos da cidade.

O selo será concedido àqueles que executarem projetos de construção, reforma, revitalização ou manutenção dos espaços de importância tropeira; conservação e restauração dos acervos ligados ao tropeirismo; realização de atividades e festividades culturais, gastronômicas e educacionais relacionadas ao tropeirismo, assim como atividades de aquisição de acervo tropeiro.

Os contemplados pelo “Selo Amigo da Cultura Tropeira” poderão utilizá-lo em materiais de divulgação, publicidade, formulários e documentos oficiais, por um período de dois anos, após a concessão da honraria.

O procedimento para seleção dos participantes do certificado está em fase final de definição pela Secult e as regras constarão no decreto de regulamentação da Lei nº 43/2022. A medida está prevista para ser publicada ainda neste mês de maio, também por ocasião do período de comemorações à Semana do Tropeiro (final de maio).

 

Foto: Gui Urban

Read More