Sorocaba fecha 1º bimestre do ano com desemprenho positivo em geração de empregos e cresce acima de 20% na comparação com janeiro

Pelo segundo mês consecutivo em 2023, Sorocaba apresentou desempenho positivo na criação de novos empregos com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Os indicadores apontam que, no primeiro bimestre do ano, foram recolocados no mercado 20.194 trabalhadores, ante 18.783 desligamentos, o que gerou um saldo positivo de 1.311 postos de trabalho ativos.

Somente no mês de fevereiro, foram criados 9.787 novos empregos, ante 9.071 demissões, gerando o saldo positivo de 716 postos de trabalho. Isso significa um aumento de 20,33% em relação ao mês de janeiro de 2023, em que foram 10.307 admitidos, ante 9.712 desligamentos, com resultado positivo de 867 postos de trabalhos.

O desempenho positivo em geração de empregos em Sorocaba ficou à frente, até mesmo, de cidades de maior ou igual porte, como São José dos Campos (489), São Caetano do Sul (435), Santo André (321) e Jundiaí (24).

“Não há dúvidas de que Sorocaba está com sua economia aquecida nos últimos anos. Isso se dá, dentre outros fatores, graças ao trabalho integrado das pastas municipais, resgatando a confiança dos empresários em investir na cidade. Assim, mais empresas se instalam no município e, com isso, a oferta de empregos se torna ainda maior”, ressalta o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga.

O setor que mais empregou no mês de fevereiro foi o de Serviços, com 4.996 vagas; seguido do Comércio, com 2.532; da Indústria, com 1.572; da Construção Civil, com 680 e, por fim, da Agropecuária, com seis admissões.

“Sorocaba tem diversos programas que auxiliam seus munícipes na busca por uma recolocação no mercado de trabalho, por meio das vagas do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) ou pelo ‘Mutirão de Empregos de Sorocaba’, que já está em sua 15ª edição. Também trabalhamos arduamente para que todos tenham acesso à qualificação profissional totalmente gratuita, por meio da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten)”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Paulo Henrique Marcelo.

A Prefeitura de Sorocaba igualmente disponibiliza os serviços do PAT/Sine para todo cidadão que deseja realizar o cadastro e a consulta sobre vagas de emprego. O cadastro pode ser realizado pelo site: empregabrasil.mte.gov.br, pelo aplicativo para celular Sinefacil ou pessoalmente no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador ), que fica situado na Rua Cel. Cavalheiros, 353, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias