Em cerimônia realizada na terça-feira (13), em Brasília (DF), a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde (SES), em parceria com o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), foi premiada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) como melhor experiência inovadora em Saúde Bucal, voltada para o serviço público de saúde do País.
O projeto em Sorocaba foi idealizado pelos coordenadores de Saúde Bucal, Diego Diniz e Jéssica Diniz, e desenvolvido junto com a equipe de especialistas do PTS, coordenada por Bruna Carla Maria Tineu. O programa de teleodontologia, que não tem custo algum ao erário, elencou como metas e linhas de ações os seguintes pontos: aprimoramento do protocolo de atenção em saúde bucal da gestante no Sistema Único de Saúde (SUS) de Sorocaba, com possibilidade do uso da ferramenta de teleorientação; desenvolvimento de um site para sistematizar e facilitar a realização do telemonitoramento; capacitação dos profissionais envolvidos; realização de pilotos para a aplicação da ferramenta virtual e implantação da ferramenta na rede municipal.
A plataforma gera, ainda, orientações automáticas, como relatórios de gestão, com dados quantitativos de atendimentos e registros da teleorientação. O software foi desenvolvido pelo Município junto ao Parque Tecnológico de Sorocaba e está disponível para ser utilizado, de forma gratuita, inclusive por outras cidades.
“Este é mais um motivo de muito orgulho para Sorocaba. Ser premiada por instituições tão importantes, como essas, coloca a cidade em um cenário de grande alcance e reconhecimento nacional e até internacional”, destaca o coordenador de Saúde Bucal, Diego Diniz.
Também estiveram na cerimônia de premiação em Brasília a coordenadora de Saúde Bucal da SES, Jéssica Diniz, e os coordenadores de Tecnologia do PTS, Bruna Carla Maria Tineu e Guilherme Henrique Carvalho Antonio.
Saúde – Agência de Notícias