Sorocaba, mais uma vez, é destaque em todo o País. Desta vez, a cidade foi a grande campeã nacional do “Prêmio Cidades Sustentáveis 2023”, no Eixo Econômico, entre as cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes, pelo resultado expressivo em geração de empregos e renda, por meio de soluções inovadoras e criativas em todo o Brasil, com o programa “Mutirão de Empregos”, da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações de Trabalho e Qualificação Profissional (Sert).
O prêmio foi entregue em mãos ao prefeito Rodrigo Manga, acompanhado dos coordenadores da equipe técnica do programa Mutirão de Empregos, Bruno Santana e Edson Salinas, mais o coordenador de projetos governamentais, Fábio Pereira da Silva.
A cerimônia de premiação foi realizada na noite desta sexta-feira (16), no auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp), em São Paulo. O anúncio dos vencedores foi feito durante a cerimônia de abertura da 2ª edição da Virada ODS, um evento realizado pela Prefeitura de São Paulo, para popularizar, promover e destacar a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O município de Sorocaba venceu o prêmio concorrendo com 15 grandes cidades e figurou como finalista da categoria ao lado de Campinas (SP) e Guarulhos (SP). Sorocaba foi a vencedora com a boa prática “Programa Mutirão de Emprego – Sorocaba”. Ao todo, 70 cidades brasileiras de diferentes portes, com 140 projetos inscritos, participaram do prêmio.
Trata-se de uma iniciativa que conta com indicadores de importantes órgãos oficiais, como o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego. Sorocaba ganhou notoriedade no crescimento do número de empregos em virtude de ações, em especial o Mutirão de Empregos.
“Sorocaba não para de superar desafios e avançar. Ficamos muito felizes com mais este reconhecimento, que destaca essa iniciativa inovadora, que é o ‘Mutirão de Empregos Sorocaba’, de reunir candidatos à procura de uma nova oportunidade de emprego, em um evento que reúne, no mesmo local, agências de recrutamento e seleção e empresas, além das ofertas de cursos profissionalizantes”, comemorou o prefeito Rodrigo Manga.
O evento também contou com a presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, além de diversas outras lideranças políticas, empresariais e da sociedade civil e representantes do Sistema ONU Brasil.
Destinado às cidades signatárias do Prêmio Cidades Sustentáveis e com apoio do Projeto CITinova, o prêmio reconheceu as Boas Práticas de municípios brasileiros que estão avançando na implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Foram contempladas as Administrações Municipais que realizaram políticas públicas bem-sucedidas e inovadoras, com resultados concretos e mensuráveis.
As iniciativas inscritas foram avaliadas por um grupo de especialistas, de acordo com quatro categorias (Ambiental, Social, Econômico e Governança), divididas em três faixas populacionais (Cidades Pequenas, Médias e Grandes). Ao todo, foram inscritas mais de 90 boas práticas, todas vinculadas a um ODS específico.
Essa foi a 4ª edição do Prêmio Cidades Sustentáveis. A premiação é considerada uma das mais importantes e desejadas pelas cidades, pois faz parte das “Boas Práticas” do Programa Cidades Sustentáveis, e os municípios premiados servirão de exemplo e inspiração de políticas públicas no Brasil e no mundo.
Agora, as cidades vencedoras terão a oportunidade de apresentar a boa prática vencedora em uma mesa, que será realizada na manhã deste sábado (17), no Palácio das Artes, também em São Paulo.
Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias