Reconhecida nacionalmente pelos altos índices de empregabilidade, Sorocaba foi destaque em encontro realizado, na segunda-feira (3), no Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília (DF).
A reunião contou com a participação do diretor de Área da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional de Sorocaba, Bruno Santana, do coordenador do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Edson Salianas, do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e do secretário nacional de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda, Magno Lavigne, além de representantes do setor de todas as regiões do Brasil.
Dentre as novidades, Sorocaba será uma das primeiras cidades do Brasil a ser contemplada com o programa Sine – Sistema Nacional de Emprego/Casa do Trabalhador.
A implantação da Casa do Trabalhador será no prédio onde funciona o PAT, na região central de Sorocaba. A unidade passará por reforma e adaptação, para ficar padronizada, conforme as orientações do Ministério do Trabalho e Emprego.
O espaço será modernizado e contará com ala informatizada para impressões de currículos, além de salas mais amplas e confortáveis para entrevista. A previsão do funcionamento no novo formato já é para o segundo semestre deste ano.
O sistema Sine igualmente será aperfeiçoado e os profissionais terão treinamento para adaptação com as novas recomendações. Outra novidade é o estreitamento das relações de busca de vaga por emprego formal e análise da equipe para o perfil do candidato voltado para o empreendedorismo.
Na ocasião do evento no Distrito Federal, os participantes puderam discutir os programas geradores de emprego e renda das cidades. Sorocaba apresentou o “Mutirão de Empregos”, que recentemente conquistou o “Prêmio Cidades Sustentáveis 2023”, no Eixo Econômico, entre as cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes, graças a esse programa que gerou um resultado expressivo em criação de postos de trabalho no município. “Não é à toa que Sorocaba obteve desempenho positivo em geração de empregos pelo quinto mês consecutivo em 2023”, salientou o diretor da Sert, Bruno Santana. O modelo sorocabano deverá ser visitado, em breve, por representantes de cidades, como Campinas (SP) e Feira de Santana (BA).
Também foram discutidas ofertas de cursos de qualificação on-line e gratuitos, como o “Escola do Trabalhador 4.0”, que se trata de uma parceria com a empresa Microsoft, no âmbito do Programa Caminho Digital, do Governo Federal, que oferece cursos gratuitos em temas de tecnologia e produtividade, com o objetivo de ajudar o trabalhador brasileiro a se preparar para o mercado, além de promover a cidadania. Os temas ofertados qualificarão os interessados em: Letramento Digital; Produtividade; Introdução à programação; Profissionalizante; Avançados em TI; Dynamics 365 e Educação Financeira com Excel.