Sorocaba é a única cidade do Estado de São Paulo a realizar pela terceira vez Mutirão de Laudo Caracterizador para PCDs

Sorocaba é a única cidade do Estado de São Paulo a realizar, pela terceira vez, o Mutirão de Laudo Caracterizador para Pessoas com Deficiência (PCDs). Nesta sexta-feira (2), a ação atendeu mais de 100 pessoas na Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), as quais se inscreveram para tanto na última edição do Mutirão de Empregos Sorocaba.

O Laudo Caracterizador é oriundo de uma parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), com o Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), integrante do programa “Meu Emprego Inclusivo”, das Secretarias Estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Econômico. A iniciativa conta, ainda, com o apoio do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo e do Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil).

O mutirão de laudas teve por objetivo ampliar o olhar das empresas e organizações a respeito das capacidades laborais das pessoas com deficiência, de acordo com a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID).

“Além de proporcionar uma autonomia financeira, o trabalho também amplia os horizontes dessas pessoas, possibilitando uma grande experiência profissional. O laudo auxilia no acesso ao mercado de trabalho, tornando as oportunidades cada vez mais acessíveis”, destaca o secretário da Sedettur, Paulo Henrique Marcelo.

Luís Lima é presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e atua nessa ação em parceria com a Prefeitura de Sorocaba. Ele ressalta as oportunidades que a cidade proporciona às pessoas com deficiência. “Entendemos que muitas ações ainda precisam ser realizadas, porém, muitas delas já vêm sendo feitas pelo Governo. Este mês de setembro não irá se resumir apenas na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrada no dia 21 de setembro, mas com realizações práticas realizadas”, destaca.

Fotos: Divulgação.


Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias