Sorocaba cresce 33% em saldo de empregos no mês de julho, na contramão do desempenho negativo do Estado e do País

A cidade de Sorocaba tem saldo positivo em geração de empregos pelo sétimo mês consecutivo em 2023. Com resultado de 1.154 vagas no mês de julho deste ano (10.389 admissões ante 9.235 desligamentos), o número representa um aumento de 33% em relação a julho de 2022, que teve saldo positivo de 868 vagas (10.382 admissões ante 9.512 desligamentos).

O desempenho positivo de Sorocaba foi na contramão do estado de São Paulo, que registrou queda de 37% no período (43.331 em julho de 2023 ante 69.701 empregos em julho de 2022) e, até mesmo, que o Brasil, que teve queda de 36% no saldo de empregos (142.016 em julho de 2023 ante 225.016 em julho de 2022). Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quarta-feira (30).

“Não tenho dúvidas de que estamos fazendo um excelente trabalho em Sorocaba, contribuindo para aquecer, cada vez mais, a economia da cidade, gerando de empregos e renda. Fico muito feliz por mais um índice positivo alcançado no munícipio neste ano, fruto de um trabalho conjunto do Poder Público com a iniciativa privada em prol dos sorocabanos”, ressalta o prefeito Rodrigo Manga.

O resultado de Sorocaba em saldo de empregos, no mês de julho, ficou à frente de várias cidades de porte semelhante ou maior e que são tradicionalmente grandes geradoras de oportunidades de trabalho, tais como: Osasco (1.136), São Bernardo do Campo (815), Jundiaí (800), São José dos Campos (588), Mogi das Cruzes (443), entre outras.

O setor que mais empregou na cidade de Sorocaba, em julho deste ano, foi o de Serviços, com 5.635 postos; seguido do Comércio, com 2.535; da Indústria, com 1.461; e da Construção Civil, com 742 vagas de trabalho.

Para o secretário de Relações do Trabalho e Qualificação profissional (Sert), Hudson Pessini, os números são reflexo de importantes iniciativas realizadas pela Prefeitura, em conjunto com as empresas. “Todo o incansável trabalho do Poder Público, de fomento à geração de empregos, renda e qualificação profissional, em parceria com o setor privado, faz Sorocaba se destacar no cenário nacional da empregabilidade. Consequência disso também é o despertar do interesse, cada vez maior, e da confiança do empresariado em investir em nossa cidade, aquecendo, assim, a cada dia, a economia local”, destaca.

Oportunidades de emprego

A Prefeitura de Sorocaba também disponibiliza os serviços do PAT/Sine para todo cidadão que deseja consultar vagas de emprego disponíveis. Para tanto, o cadastro pode ser realizado pelo site: emprega brasil.mte.gov.br; pelo aplicativo para celular Sine Fácil ou, ainda, pessoalmente no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), que fica situado na Rua Cel. Cavalheiros, 353, no Centro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. As mídias sociais da Prefeitura (@prefeituradesorocaba) igualmente publicam diariamente as oportunidades de trabalho existentes.

Além disso, a nova unidade móvel do PAT atende o morador que está em busca de contratação no mercado de trabalho da mesma forma que ele é atendido no posto fixo do PAT, no Centro, ou em uma das Casas do Cidadão, ampliando, ainda mais, o acesso do sorocabano às oportunidades de emprego. Lá, o munícipe tem acesso a todas as vagas de emprego disponíveis e pode sair com encaminhamento para a vaga, ou seja, já com a entrevista agendada, de forma gratuita.

Já, o “Mutirão de Empregos Sorocaba” é realizado mensalmente, no Parque Tecnológico, toda última terça-feira do mês, sendo um facilitador às pessoas que procuram por uma nova oportunidade de trabalho ou recolocação no mercado, com a oferta de vagas por meio das agências de recrutamento e seleção e do PAT, além de cursos profissionalizantes, tudo isso em um só local.