Sorocaba conquista mais um reconhecimento nacional com menção honrosa no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana

Desta vez, Município é agraciado pelo case de sucesso “BRT Sorocaba”, na categoria “Iniciativas públicas que inovam e transformam”

Sorocaba, mais uma vez, foi contemplada com reconhecimento nacional. Desta vez, recebeu menção honrosa, na categoria “Iniciativas públicas que inovam e transformam”, do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, que reconheceu o sucesso do projeto Bus Rapid Transit (BRT) Sorocaba. No último dia 16, o Município já havia conquistado o “Prêmio Cidades Sustentáveis 2023”, no Eixo Econômico, entre as cidades brasileiras acima de 500 mil habitantes.

O Prêmio Parque da Mobilidade Urbana é uma iniciativa da Plataforma Connected Smart Cities e do Portal Mobilidade Estadão, com apoio da Urucuia – Inteligência em Mobilidade Urbana. A proposta é premiar profissionais e iniciativas, públicas e privadas, que promovem a mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva. Participaram da premiação 227 iniciativas de sucesso realizadas em todo o País.

O resultado da premiação foi anunciado na noite desta sexta-feira (23), durante evento em São Paulo, no Complexo Esportivo do Pacaembu. Na ocasião, na mesma categoria, Sorocaba também figurou como finalista com outro projeto também já implantado no município, pela Urbes – Trânsito e Transportes, o Serviço de Transporte Especial.

“O BRT Sorocaba é um sistema de mobilidade urbana rápido, que oferece conforto, segurança e eficiência aos usuários. Ser vencedor de um prêmio, como esse, sinaliza o reconhecimento pelo excelente trabalho executado e proporciona visibilidade à cidade, podendo servir de modelo e inspirar projetos e iniciativas similares em outras localidades”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.

No evento, o chefe do Executivo sorocabano foi representado pelo diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto, que esteve acompanhando do diretor de Transporte, Adriano Brasil, e do diretor de Controle Operacional, Cristiano Cleiton de Melo.

“Somente o fato de ter dois projetos finalistas, em um prêmio de tamanha envergadura, é motivo de muito orgulho e comemoração à cidade de Sorocaba. São cases de sucessos no município, que revolucionaram o atendimento à população, garantindo, conforto, qualidade e agilidade”, complementa o diretor-presidente da Urbes.

O Parque Mobilidade Urbana ocorre de 22 a 24 de junho e é o maior evento do setor na América Latina. Além da premiação, ele abrange projetos de mobilidade executados em todo o Brasil, contando com ações interativas e conteúdo exclusivo, com o objetivo de proporcionar imersão nesse segmento.

As outras categorias em disputa no prêmio foram: Carreira inspiradora em mobilidade urbana; Mulheres que inspiram na mobilidade urbana; Iniciativas em favor da mobilidade ativa; Iniciativas privadas que inovam e transformam; Iniciativas em favor da segurança viária; Iniciativas privadas em favor da mobilidade sustentável e Iniciativas públicas em favor da mobilidade sustentável. Mais detalhes podem ser obtidos pelo portal: https://parquedamobilidadeurbana.com.br/.

BRT Sorocaba

Atualmente, ao todo, são transportados em torno de 53 mil passageiros, por dia, pelo Sistema BRT em Sorocaba, uma iniciativa de sucesso já consolidada no município, que diminuiu de uma hora e meia para cerca de 50 minutos os deslocamentos nos eixos de Norte a Sul da cidade. É possível cruzar a acidade de ônibus, rapidamente e pagando tarifa única.

O sistema BRT Sorocaba opera com dois corredores exclusivos (Itavuvu e Ipanema), cinco corredores estruturais (Sul, Centro, Leste, Binário e Hermelino Matarazzo) e dois terminais (Vitória Régia e São Bento). São 125 ônibus equipados com Wi-Fi, tomadas USB, ar-condicionado, câmeras; 28 estações de BRT, quatro estações de integração e 24 quilômetros de faixas exclusivas.

“A acessibilidade também é foco, com sistema de embarque em nível nas estações, o que possibilita a inclusão e o acesso de pessoas com mobilidade reduzida”, pontua o diretor de Transporte da Urbes.

A sustentabilidade igualmente faz parte da estrutura global do BRT Sorocaba. Dentre as soluções nessa área, estão: o uso de energia fotovoltaica, reuso de água da chuva, iluminação em LED, conforto térmico com “brises” (dispositivo utilizado para impedir a incidência direta de radiação solar) nas estações e frota com redutor de ruídos e poluentes.

Com a ativação do Corredor Oeste, o último do sistema e que está em fase de obras, estima-se que o volume de operação cresça mais 30%, ou seja, serão mais de 2,2 milhões de passageiros atendidos, por mês. A previsão é que as obras estejam concluídas até janeiro do próximo ano. O novo corredor irá completar o eixo estrutural Leste/Oeste do BRT, concluindo, assim, o projeto do Sistema BRT em sua totalidade na cidade de Sorocaba.

 Transporte Especial

Outra iniciativa finalista no prêmio foi o serviço de Transporte Especial, oferecido pela Prefeitura de Sorocaba* e que é referência para todo o Brasil. Trata-se de um serviço de porta a porta, destinado a atender as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, de forma temporária ou permanente e com alto grau de dependência, o que as impossibilita de utilizar o transporte coletivo urbano convencional.

“Atualmente, 1.008 pessoas são assistidas no município por esse serviço inovador, entre usuários e acompanhantes do Transporte Especial. Os passageiros podem solicitar o serviço a qualquer dia da semana, para as mais diversas finalidades”, explica o diretor de Controle Operacional da Urbes.

Entre 2020 e março deste ano, foram contabilizados 16.493 embarques e desembarques, o que representa uma ampliação de 129% nesse período, passando de 7.800 para 17.874 atendimentos, por mês.

A Urbes conta com uma frota de 31 veículos do Transporte Especial, sendo 26 micro-ônibus e cinco vans, operados pelo Consórcio Mobility Transportes. Os veículos são totalmente adaptados e circulam para atender moradores de todas as regiões de Sorocaba. Possuem, ainda, um sistema de câmeras internas e externas, para monitorar o atendimento. O sistema opera de segunda a domingo, das 6h à 0h, e o serviço é regulamentado pelo Decreto Municipal 23.346/2017.

O Transporte Especial conta com um site exclusivo para o usuário, que permite àqueles que o utilizam fazer os agendamentos das viagens, por meio de WhatsApp, e conferir a rota do veículo pelo celular, a fim de se preparar e esperar pela viagem dentro da própria residência. Ainda, oferece um sistema de QR Code de identificação dos passageiros, ao entrar e sair do veículo, que igualmente contribui na segurança da viagem


 

Urbes – Agência de Notícias