Sorocaba anuncia medidas restritivas no combate à Covid-19


Após confirmação da circulação da variante de Manaus da Covid-19 no município, a Prefeitura implantará mais leitos, além de medidas restritivas

Com o objetivo de intensificar, ainda mais, as ações de combate à Covid-19, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, anunciou, na tarde desta quarta-feira (24), medidas restritivas no município, após a confirmação da circulação da variante de Manaus na cidade.

Acompanhado do vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto e dos secretários municipais Vinicius Rodrigues (Saúde) e Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico), além da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ana Paula Diegues, o prefeito informou que, além das barreiras sanitárias e da limitação para a circulação de pessoas nos supermercados, hipermercados e congêneres a um membro por família, medidas válidas até o dia 04/04, haverá a suspensão das aulas presenciais nas escolas particulares a partir desta quinta-feira (25), seguindo até o dia 30, neste primeiro momento de avaliação e controle. O decreto regulamentando essas ações será publicado ainda nesta quarta-feira, no jornal oficial do município.

Outra medida anunciada foi uma nova ampliação de leitos Covid. A UPH Zona Norte terá mais 20 leitos, sendo 16 clínicos e quatro com suporte ventilatório avançado. A previsão é que esses leitos sejam ativados na próxima segunda-feira (29). A UPA Éden também receberá reforço de leitos nos próximos dias, serão mais 40, sendo 20 para assistência geral (observação) e 20 clínicos Covid.

O prefeito ainda anunciou que Sorocaba está perto de conseguir realizar a compra de vacinas. “Recebemos a informação que uma capital do país já está em contato com uma empresa para a aquisição dessas doses e Sorocaba seria a próxima a conseguir. Queremos adquirir essas doses o mais rapidamente possível para imunizar nossa população”, ressalta.

O prefeito também pediu a conscientização da população neste momento difícil. “Estamos em um momento muito difícil e precisamos da colaboração das pessoas. Não é hora para receber visitas e nem de ficar saindo de casa, de forma desnecessária. Nossas fiscalizações serão intensificadas para evitar as aglomerações em prol do combate a esse vírus”, alerta.

Variantes

Na noite desta terça-feira (24), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), recebeu a confirmação da identificação de quatro variantes da Covid-19 no município, sendo uma de Manaus, uma de Minas Gerais e outras duas que já circulam pelo país desde o ano passado.

O secretário da Saúde explica que a variante de Manaus é a mais preocupante. “Essa variante tem mais rápida transmissibilidade e maior letalidade e atinge faixas etárias mais jovens. Temos que reforçar o uso de máscara e de álcool em gel, além do distanciamento social”, orienta.

Barreiras sanitárias

Devido à logística em parceria com a Polícia Rodoviária Militar, dois pontos das barreiras sanitárias precisaram ser remanejados. Sendo assim, os cinco pontos que terão a barreira sanitária são: Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes (em frente ao Paço Municipal); Av. Ipanema (próximo à entrada do Jardim Botucatu); Av. Dom Aguirre (ao lado da Casa do Turista); Av. São Paulo (altura do número 4.500) e Av. Armando Pannunzio (altura do número 1.120). Também haverá uma blitz itinerante que percorrerá a cidade.

As ações iniciarão nesta quinta-feira (25) e durarão até o dia 4 de abril. As ações ocorrerão sempre das 7h às 22h. O objetivo das barreiras é impedir aglomerações e evitar que moradores da capital paulista, durante os feriados antecipados pela cidade de São Paulo, venham para o interior neste momento crítico da pandemia.

Nas blitze, profissionais da área de saúde, com o auxílio dos agentes de trânsito e guardas civis municipais, vão solicitar a parada de veículos que passarem pela cidade para realizar o rastreamento clínico, onde será feita aferição de temperatura corporal dos motoristas e passageiros. Também será inspecionado o uso de máscaras, álcool em gel e transmitida uma orientação educativa sobre evitar a circulação na cidade, sem necessidade. Pessoas de outras cidades serão orientadas a retornarem para o município de residência. As pessoas que apresentarem suspeitas da Covid-19 serão orientadas e encaminhadas para uma unidade de saúde.

Saúde – Agência de Notícias