A NASA anunciou que a Parker Solar Probe, a sonda que se encontra orbitando em volta do Sol, fará a maior aproximação de todos os tempos à estrela no meio do Sistema Solar.

 

A dependência espacial internacional apontou que, por volta das 08:53 (hora de Brasília) no dia 24 de dezembro, a Parker Solar Probe passará a uma intervalo de pouco mais de 6 milhões de quilômetros da superfície do Sol.

“Nunca nenhum objeto feito pelo Varão passou tão perto de uma estrela, pelo que a Parker Solar Probe vai realmente repor dados de um território incógnito”, explicou o gestor de operações da missão no Laboratório de Física Aplicada da Johns Hopkins, Nick Pinkine, em expedido na NASA. “Estamos entusiasmados por receber notícias da nave espacial”.

A Parker Solar Probe deverá dar ‘sinal de vida’ no dia 27 de dezembro, ocasião em que serão restabelecidas as comunicações. Vale lembrar que esta será a 22.ª trajectória que a Parker Solar Probe completa à volta do Sol e também a primeira das três maiores aproximações à estrela.

Leia Também: Nasa reprograma Artemis 2, para levar humanos às imediações da Lua, para abril de 2026