BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – As solicitações de reembolsos ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já passaram de 1 milhão neste segundo dia de funcionamento do sistema.
Desde quarta-feira (14), os beneficiários já podem acessar o sistema do Meu INSS ou ligar para a central 135 para identificar se tiveram descontos em seus benefícios e contestar.
No total, são 1.051.238 solicitações de reembolso, contando com os pedidos de quarta.
No processo, o cidadão diz se autorizou ou não que uma entidade ou associação sindical. Na terça-feira (13), o INSS disparou os avisos a quem teria sofrido algum desconto, por meio do aplicativo Meu INSS. Foram 9,4 milhões de pessoas notificadas.
O número de entidades contestadas, que terão que comprovar o vínculo e autorização dos beneficiários, se manteve em 41. Caso não enviem a documentação comprobatória, terão que ressarcir os cidadãos em até 15 dias úteis.
Somente neste segundo dia, foram cerca de 578 mil novos pedidos registrados. O portal do Meu INSS, pelo app ou site, continua sendo o principal canal de solicitação utilizado pelas pessoas, correspondendo a 92,7% de todos os acessos.
O Instituto irá divulgar diariamente os balanços de solicitações e demais dados referentes às consultas à plataforma.