A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, passa a atender, desde esta sexta-feira (19), os moradores da região do bairro Caputera, Zona Leste da cidade, com ônibus do Sistema Rápido Rural do transporte público. O anúncio foi feito durante ato na Estrada Maria Dolores Piaia Lorato.
O Sistema Rápido Rural, que passa a operar na linha A30/2 Tupã/Caputera, consiste na utilização de ônibus com layout diferenciado e equipado com pneus especiais (de trator) para trafegar em vias de terra, a fim de operar com eficiência em estradas rurais. A programação horária e o itinerário dessa linha serão mantidos, sendo que o percurso da linha possui 20 quilômetros, sendo 14,1 km de vias não pavimentadas.
“É um formato inovador no transporte público de Sorocaba, que coloca fim à necessidade de desvios de itinerários de ônibus das estradas de terra, em dias de chuva. Permite atender a população da melhor forma possível”, disse o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto, que representou o prefeito Rodrigo Manga na ocasião.
Também marcaram presença no evento o secretário municipal Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob); o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; os vereadores Fábio Simoa, Fernando Dini e Luís Santos; o presidente da Associação de Amigos do Bairro Caputera, Cléber Figueiró Miguel, assim como o diretor da City Transportes, Nelson Delgado Filho, empresa operadora do Sistema Rápido Rural no Caputera.
“Esse ônibus vai ajudar muito a quem mora por aqui e que depende do transporte público, sobretudo quando chove e forma barro. Agradecemos muito ao Poder Público por mais essa melhoria para essa região da cidade”, disse Cléber Figueiró Miguel, que representou a comunidade do bairro presente no evento.
Essa é a sexta linha do Sistema Rápido Rural em operação no município, que começou a ser implantado em 25 de abril de 2022, pela linha A30/1 – Genebra/Inhaíba (Zona Leste). Em julho, foi estendido para as linhas A67 – Ipanema das Pedras (Zona Oeste) e A69 – Caguaçú/Bom Jesus (Zona Norte), em setembro para a linha A75 – Campininha (Zona Norte) e, em 19 de janeiro de 2023, para a linha 34 – Aparecidinha/Via Terra (Zona Leste).
“A meta é implantar o Sistema Rápido Rural, de forma gradual, a atender mais nove bairros com acesso por estradas de terra, em diversas regiões da cidade. Essas linhas fazem a ligação dos respectivos bairros com pontos de conexão em cada um deles, para acesso a outras linhas regulares e com itinerário ligando à região central da cidade”, complementou o diretor-presidente da Urbes.
Urbes – Agência de Notícias