Talento, emoção e muita diversão. Assim é possível resumir como foi a primeira edição do “Show de Talentos”, realizado pelo Clube do Idoso, equipamento ligado à Secretaria da Cidadania (Secid) da Prefeitura de Sorocaba. Também foram convidados e abrilhantaram as apresentações frequentadores da Chácara do Idoso e do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Sul-Leste.
A ideia dessa iniciativa partiu da técnica de recreação e lazer do Clube do Idoso, Mariana Borges Felipe. O show homenageou a artista Landa Lopes, natural de Mairinque (SP) e que fez sua carreira na cidade de Sorocaba. “De uns tempos pra cá, a gente vem fazendo algumas atividades, tais como o Clube de Leitura e o Karaokê. A partir disso, vimos que havia a possibilidade de criar algo como um show de talentos, com o intuito de proporcionar entretenimento e protagonismo às pessoas participantes. A principal ideia, então, foi organizar um dia para que todos pudessem se apresentar para os outros colegas e familiares. E escolhemos o nome Landa Lopes para homenagear, porque é uma personalidade importante na história de Sorocaba. Foi escritora, jornalista, poeta e atriz, tendo produzido muito até o fim da vida”, relata Mariana. Parte do acervo com fotos da artista foi exposta durante o evento. Todo o material foi obtido junto à Biblioteca Infantil Municipal, que gentilmente cedeu as imagens.
Ao longo do show, houve cerca de 30 apresentações, envolvendo manifestações artísticas, como canto, poesia, apresentação instrumental de música e dança, em uma mostra variada dos muitos talentos dos participantes. “Já nos pediram uma próxima edição desse evento. Estamos estudando essa possibilidade e a ideia é tentar fazer, pelo menos, um por semestre”, ela completa.
A frequentadora do Clube do Idoso Zélia Lúcia foi uma das pessoas que se apresentou, integrando o coral “O Cravo e a Rosa”. “Foi tão emocionante que, no final, eu chorei. Eu e minha amiga querida, que veio até aqui, comigo. Foi muito lindo, com muitas surpresas, pois eram apresentações que a gente não esperava que iriam acontecer. Aí, a gente se emocionou mesmo. Estou saindo daqui muito feliz”, conta.
“Adorei, foi tudo muito bem organizado. O coral ‘Mistura Fina’ foi a coisa mais linda que eu vi, com músicas que trazem lembranças da nossa infância. Tem que ter mais apresentações assim, pois é o tipo de ação que acaba atraindo cada vez mais pessoas”, comenta outra frequentadora do Clube do Idoso, Maria Zildete Oliveira.
Sobre a iniciativa do evento, a coordenadora do Clube do Idoso, Faiga Raiça de Lima Damian, ressalta, ainda, a importância de unir esforços com os integrantes de outros equipamentos ligados à Secid, que também atendem pessoas idosas, promovendo grande integração. “Pela primeira vez, fizemos um show de talentos aqui e posso dizer que foi um sucesso! Tivemos muita adesão, com um público que lotou o nosso espaço. Inclusive, com a participação do coral vindo do CRAS Sul-Leste, da coordenadora Flávia, e do coral da Chácara do Idoso, do coordenador Marcelo, com o apoio da professora Bene. Eles se apresentaram também e foram muito bem recebidos. Enquanto, aqui, no Clube do Idoso, outros professores e toda a equipe administrativa também nos ajudaram nos preparativos e na apresentação. Temos certeza que será o primeiro de muitos shows de talento”.
Vem aí a Gincana!
A próxima atividade, aberta a todos os frequentadores e pessoas com idade acima de 55 anos, será a 1ª Competição de Gincanas do Clube do Idoso, que vai acontecer na próxima terça-feira (25), das 9h às 11h.
Os interessados podem obter mais informações e se inscrever para participar do evento, pelo telefone (15) 3233-9014, que atende de segunda a sexta-feira, no período das 8h às 17h. O Clube do Idoso está localizado na Rua Padre Lara de Moraes, s/n, na Vila Pinheiros.
Fotos: Rose Campos/Secom e Clube do Idoso/Divulgação