A Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba e em parceria com o 7º Batalhão da Polícia Militar de Sorocaba, realizou palestra destinada aos 100 novos GCMs em processo de treinamento e que estarão aptos a atuar no segundo semestre deste ano.  A iniciativa ocorreu no Teatro Municipal Teotônio Vilela, na manhã de quinta-feira (15).

Com o tema “A Instituição Polícia Militar e a Cidade de Sorocaba”, a palestra foi ministrada pelo Capitão PM Carvalheiro, e abordou aspectos institucionais da corporação estadual, como sua estrutura, operacionalidade e competências.

Os alunos também receberam informações relativas à cidade de Sorocaba, no contexto da Segurança Pública, suas características e peculiaridade, abordando aspectos legais de atuação dos órgãos de Segurança Pública, subculturas institucionais, importância do profissionalismo e comprometimento de agentes, bem como aspectos gerais sobre o crime e criminalidade.

Na ocasião, o comandante da GCM, Davi Dutra, ressaltou a importância da integração entre as Corporações. “Essa atuação conjunta deve sempre ser fortalecida, pois o resultado reflete diretamente na eficiência das ações de segurança pública na cidade de maneira que quem ganha é a população”, disse.

Por sua vez, o secretário da Sesu, João Alberto Corrêa Maia, destacou a importância das informações levadas aos novos guardas-civis. “Palestras como essa colaboram de maneira significativa na formação de bons profissionais para a sociedade. A parceria entre GCM e PM gera operações rotineiras pela cidade, que têm ganhado força nesta Administração Municipal”, completou.

O curso preparatório, que tem caráter obrigatório e ocorre, sobretudo, na Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização (Efae) da GCM de Sorocaba, tem carga de 840 horas, incluindo dois meses de legislação, dois meses de aulas práticas, mais aulas de tiro e habilitação em arma de fogo. A última fase abrange 160 horas de estágio supervisionado.

Atualmente, duas turmas estão em treinamento, cada uma com 50 GCMs aprovados em concurso público (Edital nº 01/2023) homologado em dezembro de 2024. Outros 50 estão em processo de chamamento e a previsão é que tomem posse e iniciem a capacitação em julho. “A expectativa inicial é chamar 300 GCMs até o fim da atual gestão. Ou seja, adiantamos os processos, que ocorre conforme houver disponibilidade financeira, e em meio ano já são 150 aprovados chamados”, lembrou o secretário da Sesu.

Desde 2011 a Prefeitura de Sorocaba não realizava concurso para ingresso na GCM. Ao todo, 6.222 candidatos se inscreveram para seleção, composta pelas fases de prova objetiva, redação, Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica, exame clínico e teste toxicológico. Os demais aprovados devem acompanhar as publicações diárias do jornal oficial, em espaço correspondente à Secretaria de Recursos Humanos (SERH).