Servidores da Prefeitura de Sorocaba são treinados pela Polícia Ambiental para aprimorar identificação de queimadas criminosas

Fotos: Mariana Campos

Um grupo de servidores da Prefeitura de Sorocaba participou, na tarde desta segunda-feira (14), na sede da Secretaria do Meio Envolvente, Proteção e Muito-Estar Bicho (Sema), de um treinamento com o tenente Lincoln, comandante do 1º Pelotão de Polícia Ambiental em Sorocaba, para aprimorar técnicas para identificar queimadas criminosas na cidade.

O encontro contou com a participação do secretário da Sema, Maurício Campanati e dos profissionais da Repartição de Licenciamento, Controle e Fiscalização Ambiental da Sema, Resguardo Social e Sentinela Ambiental da Guarda Social Municipal (GCM), ambos ligados à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu).

Essa é mais uma das ações que reforçam o compromisso do Município com a preservação ambiental, para melhorar as habilidades dos participantes na investigação de causas de incêndios, garantindo a coleta de evidências que possam identificar as causas e, assim, promover a efetiva responsabilização administrativa dos envolvidos.

Para dar início à capacitação, o tenente Lincoln falou sobre os dispositivos legais para responsabilizar autores de queimadas e quanto aos deveres sociais da propriedade, previstos na Constituição Federalista.

Para caracterização do indumento, por exemplo, uma série de questionamentos deve ser feita pelos profissionais, porquê a identificação da autoria, se a ação foi dolosa ou culposa, se a culpa foi consciente ou por negligência, se a propriedade estava limpa, muito porquê devidamente protegida, entre outras, além de provas testemunhais, materiais e documentais.

Em Sorocaba, a equipe da Sentinela Ambiental da GCM, ao chegar ao sítio denunciado, fotografa e mede a superfície atingida pela queimada. A Repartição de Licenciamento, Controle e Fiscalização Ambiental da Sema recebe, portanto, esse relatório e faz o mapeamento e o enquadramento na legislação vigente, para a elaboração do auto de multa. Caso não haja flagrante, ocorre levantamento para identificar o proprietário do terreno, para autuação.

Outrossim, graças à medida implantada em 2024, o Corpo de Bombeiros, que realiza o atendimento da ocorrência na superfície atingida pelo queima, envia, semanalmente, todos os pontos de queimadas à Sema, para fiscalização, georreferenciamento da superfície e emissão de auto de infração.

Toda pessoa pode legar um foco de incêndio na cidade pelo WhatsApp: (15) 99198-3049, diretamente à Resguardo Social de Sorocaba, informando endereço exato do sítio, além de enviar foto e/ou vídeo. Ao presenciar uma queimada, o cidadão também deve vincular para o telefone 193 (Corpo de Bombeiros), que atuará no combate ao queima.