Duas recentes pesquisas identificaram uma ligação entre alimentos ultraprocessados e um aumento do risco de doenças cardiovasculares. Nesse contexto, é fundamental conhecer todos os alimentos que se enquadram nessa categoria, incluindo aqueles que podem ser enganosos.
Não acredita? Confira a lista compilada por especialistas em nutrição e saúde, conforme reportado pelo Daily Mail. Você provavelmente ficará surpreso.
Seis alimentos classificados como ultraprocessados (e que talvez você não soubesse):
Presunto: Geralmente, as carnes frias, como presunto e salame, vendidas nos supermercados, contêm estabilizadores e vários outros aditivos químicos prejudiciais.
Margarina: Muitos consideram a margarina como uma alternativa mais saudável à manteiga, mas, em geral, ela contém aditivos alimentares, como emulsionantes, que ajudam a unir os ingredientes.
Sopas de saquinhos: Essas sopas têm ingredientes muito diferentes das sopas caseiras, incluindo, em alguns casos, reguladores de acidez.
Barritas de cereais e/ou granola: Embora muitos as vejam como um lanche saudável, a lista de ingredientes quase sempre inclui adoçantes artificiais e produtos químicos.
Batidos de proteína: Alguns indivíduos consomem esses batidos após os treinos, mas, infelizmente, a maioria contém adoçantes com sabores.
Alternativas veganas à carne: Quando são formuladas para terem um sabor muito semelhante ao da carne, essas alternativas contêm aromas adicionados e produtos químicos para torná-las mais atraentes.
Leia Também: As seis melhores gorduras para cozinhar pratos mais saudáveis