Segurança da Festa Julina de Sorocaba também conta com alunos da Escola de Formação da GCM

 

As equipes de segurança que atuam na 42ª Festa Julina Beneficente de Sorocaba – Arraiá da Família receberam, desde esta sexta-feira (21), o reforço de 38 alunos da Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização (Efae) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba. Eles vão atuar, exclusivamente, nos períodos da manhã e da tarde, como parte do programa de estágio do curso, fazendo o patrulhamento interno do recinto.

Os alunos são oriundos das cidades de Pilar do Sul, Capela do Alto, Salto de Pirapora e Iperó. Eles participam do curso de formação de GCMs, que teve início no último dia 5 de junho, com duração de seis meses. Ao todo, nesse período, terão que cumprir 800 horas de aulas de ensinamento técnico-profissional, necessário ao exercício do ofício de guarda civil.

“Em um primeiro momento, aproveitamos a abertura da festa, durante o dia, excepcionalmente nesta sexta-feira, para propiciar ensinamentos práticos sobre patrulhamento interno contínuo. Em uma segunda etapa, nos dias 29 e 30 de julho, eles participarão de atividades do lado de fora do recinto, também ao longo do dia”, explicou o secretário de Segurança Urbana (Sesu) de Sorocaba, Alexandre Caixeiro.

Por meio dessas e outras ações de formação, via Efae, a GCM de Sorocaba consolida-se como referência na formação de guardas civis em toda a Região Metropolitana (RMS). Ao longo do curso, os profissionais em treinamento participarão de outros ensinamentos práticos, inclusive em plantões da Polícia Civil. “Depois de formados, farão toda diferença nas cidades onde atuam”, comentou o secretário da Sesu.

Desde junho, a Efae dispõe de novas instalações, na Rua Gustavo Ângelo Alvarenga, 634, Jardim Ana Maria. O local foi revitalizado e conta com ambientes modernos e adequados para o treinamento de guardas civis municipais de Sorocaba e outras cidades da Região Metropolitana. A Efae adota um modelo de ensino baseado em Polícia Administrativa de Aproximação e Proteção Comunitária e tem corpo docente composto por instrutores próprios e convidados, cada qual com excelência de conhecimento e notório saber na disciplina que ministra.

 

Festa Julina Beneficente

Aliás, a segurança é uma das prioridades dos organizadores da 42ª Festa Julina Beneficente de Sorocaba – Arraiá da Família, que ocorre até 30 de julho, no Paço Municipal, localizado Alto da Boa Vista. O evento dispõe de equipes de segurança privada, que atuam dentro do recinto, junto com a GCM, complementando os trabalhos das demais forças públicas, como a Polícia Militar, que também está presente no local. Cada uma delas tem uma atribuição específica para garantir que as famílias participem da festa com toda tranquilidade. A novidade, neste ano, fica por conta da utilização de um sistema integrado de videomonitoramento, com câmeras espalhadas por todo o recinto.

A 42ª Festa Julina Beneficente de Sorocaba – Arraiá da Família é realizada pela Afejubes, com apoio da Prefeitura de Sorocaba. O evento ocorre de quarta a sexta-feira, das 18h à 0h, e aos sábados e domingos, das 13h à 0h.

Além das tradicionais barracas de comidas e bebidas típicas, comercializadas por 28 entidades assistenciais do município e um completo Parque de Diversões, o evento conta com programação cultural recheada de atrações, como espetáculos infantis, números de Stand-up, shows com artistas de renome nacional, Festival de Churrasco e o inédito Circo da Julina, em parceria com o tradicional Stankowich.

Mais informações e ingressos podem ser obtidos pelo site http://julinadesorocaba.com.br/; pela rede social oficial do evento: @festajulinasorocaba ou, ainda, pelas redes sociais da Prefeitura de Sorocaba (@prefeituradesorocaba).