A população pode destinar pilhas e resíduos eletroeletrônicos que não funcionam mais na sede da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), na Vila Hortência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A iniciativa de logística reversa ocorre por meio de um termo de cooperação firmado entre a Prefeitura de Sorocaba e a Gestora para Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos Nacional – Green Eletron, sem custo para o poder público.
O descarte incorreto de lixo eletrônico pode provocar danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas, isso porque esses equipamentos têm uma composição química com substâncias tóxicas. “É essencial que esses materiais não sejam descartados no lixo comum, e sim encaminhados à destinação ambientalmente adequada”, destaca o secretário da Sema, Dr. Antonio Prieto.
Ao ser acionada pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, uma empresa certificada e homologada pela Green Eletron recolhe todo o material depositado no coletor e promove a reciclagem e a destinação correta do lixo eletrônico.
No coletor, a população pode descartar resíduos com dimensões máximas de 30 cm de altura e 60 cm de largura, como pilhas, notebooks, impressoras, celular, tablets, monitores, scanners, eletroportáteis em geral, fones de ouvidos, suprimentos de impressão, além de partes e peças de equipamentos eletroeletrônicos. Lâmpadas fluorescentes não estão incluídas para descarte nesse coletor. A relação de todo o material que pode ser descartado pode ser conferida no site: https://www.greeneletron.org.br/lista-completa.
A Sema está localizada na Rua Santa Maria, 197, na Vila Hortência. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br ou, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3219.2280.
Meio Ambiente – Agência de Notícias