Secretaria de Cultura recebe visita de artista premiada para futuros projetos culturais em Sorocaba

A Secretaria de Cultura (Secult), representada pelo secretário Luiz Antonio Zamuner, recebeu, na terça-feira (18), a visita da pianista, concertista, compositora e cantora Juliana D’Agostini, no Chalé Francês, no Centro de Sorocaba, para tratar de futuros projetos envolvendo cultura e educação no município.

Na ocasião, a artista apresentou o Instituto Cultural Juliana D’Agostini (ICJD) e o seu programa “O Piano Mágico da Ju”, transmitido pela TV Cultura. Ela também falou da importância da aproximação do erudito com a cultura popular, por meio de uma abordagem mais sutil e simples junto às crianças.

Já, o secretário Luiz Antonio Zamuner falou sobre a alta qualidade no processo de formação dos músicos em Sorocaba, um trabalho realizado pela Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, e citou também a excelência da Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS), também ligada à Fundec, que tem como Maestro Eduardo Pereira.

“Inclusive, a nossa Orquestra se apresentou, no último domingo (17), no 52º Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão, considerado o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina, o que foi um orgulho enorme para todos nós, sorocabanos”, ressaltou o secretário da Secult.

O ICJD, fundado em 2019, é uma associação sem fins lucrativos, que tem por objetivos apoiar, incentivar, assistir e promover o desenvolvimento de atividades de excelência e referência na formação musical e cultural, especialmente nas artes clássicas, e na educação. A entidade implementará, em âmbito federal, um sistema de ensino de vários instrumentos, como piano, teclado, flauta doce, canto, violão, musicalização, percussão, história dos ritmos brasileiros, corpo e movimento e música para surdos.

Pianista, concertista, compositora e cantora, Juliana D’Agostini passou por famosas universidades de música, como Juilliard School (Nova York), New England Conservatory (Boston), Conservatorie de Paris (Paris), Hochschule für Musik “Hanns Eisler” (Berlin), Arizona State University (Arizona) e Universidade de São Paulo (USP). Tocou e dirigiu séries em grandes salas de concerto, como Carnegie Hall, Alla Scala e Musikverein.

O encontro também contou com a presença do chefe de Seção de Eventos da Secult, Melquisedeque Luiz da Silva, e da relações públicas Juliana Rolim, que atua com a artista. A Secretaria da Cultura está localizada na Casa 52, no Jardim Maylasky, no Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3212-8170 ou pelo e-mail: secult@sorocaba.sp.gov.br.

 

Foto: Secult