Secretaria da Saúde divulga balanço de ações da campanha contra a tuberculose

A Secretaria de Saúde (SES) concluiu, nesta semana, o balanço das ações realizadas durante a campanha contra a tuberculose, no mês de março.

Foram realizadas intervenções no Terminal Santo Antônio (TSA), reuniões com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e unidades de urgência e emergência (UPHs, PAs e UPA) junto aos seus Ambulatórios de Tuberculose, além de ações educativas, com o objetivo de conscientizar os munícipes sobre a necessidade do exame diagnóstico preventivo.

Durante a busca ativa de sintomáticos respiratórios (pessoas com tosse há três semanas ou mais), 603 pessoas foram abordadas e questionadas no Terminal. Dessas, 24 receberam solicitações de exames, com coleta de escarro e baciloscopia, na UBS mais próxima.

O número de exames realizados até o momento triplicou em comparação ao volume solicitado durante o mesmo período de campanha no ano de 2021, em função da pandemia. Nas unidades de saúde, foram realizados 11.844 interrogatórios sobre tosse; 137 sintomáticos respiratórios identificados; 121 baciloscopias realizadas em UBSs e 188 em unidades de urgência e emergência.

De todas as pessoas pesquisas neste ano, três apresentaram resultado positivo e foram encaminhadas para o tratamento adequado.

O trabalho realizado foi coordenado pelas supervisoras da SES Fabiana dos Santos Baptista e Taíza Adrião da Cruz e pela enfermeira do Programa de Tuberculose Tamara Carolina de Camargo.


Saúde – Agência de Notícias