Por: Bruno Rodrigues
A Secretaria Municipal de Saúde (SES) concluiu, na última semana, uma série de capacitações, com diversos temas, realizadas neste ano. Dentre as discussões abordadas, diferentes profissionais da rede municipal tiveram a oportunidade de obter, por exemplo, atualização sobre protocolo de diabetes, assistência materna de mortalidade infantil, entre outros.
Em dezembro, foram realizadas capacitações sobre os principais desafios na assistência materna e seus reflexos na redução da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal para profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Também foram abordados temas, como: “Protocolo Municipal Atualizado de Diabetes Mellitus”, além de formação sobre “Participação Popular”, destinada a conselheiros locais e membros do Conselho Municipal de Saúde de Sorocaba (CMS). Todos esses encontros foram realizados no Salão de Vidro do Paço Municipal.
Também ocorreu, no auditório do Centro de Referência em Educação (CRE), uma capacitação dirigida a agentes comunitários de saúde, a fim de que eles possam orientar moradores dos respectivos territórios de suas UBSs para o uso do aplicativo “Agenda UBS”, além da explicação a respeito do fluxo de saúde, informando quando procurar unidades básicas (postos de saúde) e de urgência e emergência (PAs, UPHs e UPAs).
“A saúde é uma área de grande dinamismo e frequentes atualizações. Para tanto, é fundamental que as equipes da rede municipal discutam novas maneiras e abordagens de melhor atendimento para alcançar cada vez mais pessoas e abranger todas as regiões da cidade, com mais conhecimento”, pontua o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.