Secretaria da Cultura e vereador João Donizeti tratam sobre futura exposição de quadros do artista Pedro Lopes

A Secretaria da Cultura (Secult), representada pelo secretário Luiz Antônio Zamuner, recebeu, na quinta-feira (dia 25), o vereador João Donizeti, no Chalé Francês, para tratar de temas ligados à área cultural de Sorocaba.

Uma das pautas da reunião foi a solicitação de apoio do representante do Legislativo para expor futuramente obras do artista plástico sorocabano Pedro Lopes, de forma permanente, em pontos estratégicos da cidade.


O objetivo da Secretaria da Cultura é transformar 20 quadros de Pedro Lopes, produzidos com fomento da Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba (Linc), em patrimônio cultural municipal. A série conta com painéis de grandes dimensões (2,50 m x 1,90 m) e retrata, de forma cronológica, a história de Sorocaba até os dias atuais, por meio da História da Arte.


“Essas obras
de arte irão colaborar, inclusive, para o conhecimento das futuras gerações, afinal, quanto mais cidadãos souberem da história da nossa cidade, mais ela será preservada”, destaca o secretário Zamuner. Em 2018, os 20 painéis foram expostos no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), em comemoração ao aniversário da cidade, na mostra intitulada “Yby Soroc”.

Pedro Lopes nasceu em 1951, em Sorocaba, e é formado em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Faculdade de Belas Artes, de São Paulo. Colaborou com diversas exposições e bienais de artes plásticas no Brasil, como a Bienal de Santos e a Exposição de Arte Contemporânea de Campinas. O artista também participou do Salão de Arte Contemporânea da Fundação Mokiti Okada, expondo suas obras no Rio de Janeiro, São Paulo, Tóquio e Osaka (Japão).

Read More