A Secretaria da Cidadania (Secid), por meio do Centro de Referência do Idoso (CRI), realizou, nesta quarta-feira (22), um evento de confraternização para os moradores da Vila Dignidade.
Inicialmente, foi feita uma atividade com os idosos, trabalhando a questão da essência do Natal e seu significado. Todos tiveram a oportunidade de se manifestar e falar um pouco sobre a importância dessa data comemorativa sob a perspectiva de sua própria trajetória de vida. O sentimento de gratidão, inclusive por estarem em um lugar como a Vila Dignidade e pelo apoio recebido ali, foi o tema mais recorrente na fala dos participantes.
Além disso, cada pessoa presente pôde criar o seu próprio cartão de Natal e todos foram usados para decorar a árvore natalina, montada no salão de festas do condomínio.
As unidades do condomínio Vila Dignidade são residências assistidas, que abrigam pessoas atendidas pelo Centro de Referência do Idoso (CRI) e pelos CRASs (Centro de Referência em Assistência Social) e que preenchem uma série de requisitos, tais como: faixa etária acima dos 60 anos, não contar com o apoio de nenhum vínculo familiar, ter autonomia para uma vida independente (sendo capaz de realizar as próprias tarefas domésticas, por exemplo), ser atendido pelo BCP (Benefício de Prestação Continuada), entre outros.
“Tivemos a chance, ainda, de falar para eles sobre a importância de cada um que integra a Vila Dignidade e reforçar a ideia de união e cooperação mútua. É muito relevante que eles possam ajudar uns aos outros, independentemente de ser um período festivo”, afirma Luciana More, chefe de seção da Secid.
A assistente social Roseli, do CRI, chamou a atenção, ainda, para alguns temas específicos, como a importância de cuidarem muito bem da saúde, da higiene pessoal e da casa. Por fim, para celebrar a data, ainda foi servida uma deliciosa ceia, preparada com muito carinho para todos os participantes.
Fotos: Divulgação
Cidadania – Agência de Notícias