Secid lança 1º Plano Municipal de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social de Sorocaba

A Secretaria da Cidadania (Secid), por meio do Núcleo de Educação Permanente, lançou, nesta quinta-feira (27), o 1º Plano Municipal de Educação Permanente (PMEP). A iniciativa atende ao previsto na Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), estabelecida em 2013 pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

O NEP (Núcleo de Educação Permanente) é o responsável pelo planejamento e estabelecimento de diretrizes e estratégias para a implementação da política de educação permanente no SUAS, bem como por elaborar o PMEP no município. Na cidade, as ações do NEP tiveram início em 2019 e são voltadas à qualificação e profissionalização dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social e conselheiros.

Na programação do NEP para 2021, estava prevista a apresentação do PMEP 2021-2022 para os gestores da Secid e posterior apreciação e aprovação pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), o que aconteceu nesta sexta-feira (28).

O propósito do Plano Municipal elaborado para o biênio 2021-2022, a partir de um diagnóstico situacional realizado junto aos servidores da Secid, conselheiros e funcionários das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) credenciadas no CMAS, é consolidar a educação permanente como proposto nas legislações e orientações oficiais do setor, com ações voltadas à qualificação profissional permanente para os trabalhadores, conselheiros e gestores da assistência social na cidade.

Entre as propostas definidas, estão as capacitações voltadas ao trabalho social com as famílias, formação para os coordenadores dos equipamentos da Secid, formação de grupos de estudo das unidades, criação de biblioteca virtual para consulta dos trabalhadores, boletins informativos virtuais, dentre outras.

O NEP terá a preocupação de monitorar todas as ações executadas, bem como emitir a certificação.

Vivian Cancellara Picini, psicóloga servidora da Secid e membro do NEP, que participa desde o início do projeto, entende que a criação do Núcleo de Educação Permanente em 2019 e o lançamento do PMEP 2021-2022 são marcos na política de assistência social de Sorocaba. “Estaremos contribuindo para a qualificação permanente do trabalho no SUAS, garantindo cada vez mais qualidade ao atendimento social das famílias”, enfatizou Vivian.

Fotos: Adriana Massa – Secom /Divulgação


Cidadania – Agência de Notícias