O Santos enfrenta o Novorizontino neste domingo, às 16h, em Novo Horizonte, pelo Campeonato Paulista, apostando no fator de desequilíbrio que Neymar pode fabricar mesmo atuando unicamente em secção do jogo. O treino deste sábado, no entanto, aumentou as chances de ele ser titular. Ao participar com desenvoltura da atividade, o camisa 10 está cotado para atuar desde o início. Posteriormente o inesperado empate diante do Botafogo no meio de semana, a restauração se tornou prioridade para o time da Vila Belmiro na competição.
Em meio à essa incerteza sobre o aproveitamento do craque, a percentagem técnica utilizou o pequeno espaço de tempo que teve entre a última partida e a rodada do termo de semana, para conseguir ajustar a equipe visando o confronto com o Novorizontino.
A principal novidade deve mesmo suceder no setor defensivo. Com a suspensão de Gonzalo Escobar e a lesão de Souza, que seria o substituto procedente, Vinícius Lira, joia da base, de 17 anos, deve eclodir na lateral-esquerda. Luan Peres, que apresentou uma tendinopatia na coxa direita, é outro desvio. Em seu lugar João asso e Gil são as opções. Já Zé Ivaldo, que cumpriu suspensão contra o Botafogo, retorna ao miolo de zaga. Ainda em recuperação de um procedimento oftalmológico, Pedro Caixinha não viajou para Novo Horizonte. Desse modo, o facilitar Pedro Súcia vai estar à beirada do campo.
Consciente de que vai ter pela frente uma possante pressão por jogar na lar do justador, o Santos aposta em um meio-campo possante na marcação para conseguir controlar o ímpeto dos anfitriões. A tendência é que Tomás Rincón e Diego Pituca fiquem responsáveis por proteger a resguardo, restando a Soteldo, a missão de fabricar as jogadas para o trio de atacantes. No setor ofensivo, Gabriel Bontempo terá também a função de armador, com Tiquinho Soares e Guilherme mais adiantados.
Com oito pontos em sete rodadas, a equipe da Vila Belmiro trabalha para melhorar a sua campanha. Com unicamente duas vitórias até cá, o time santista ostenta 38% de aproveitamento. No treino deste sábado, Súcia comandou uma atividade tática e deu atenção peculiar às jogadas de globo paragem.
Pelo lado do Novorizontino, o clube tenta quebrar um tabu na atual competição, já que ainda não venceu jogando em lar. Em três duelos, a equipe perdeu para a Ponte Preta e acumulou dois empates diante da Inter de Limeira e do Velo Clube. Na classificação, a equipe do interno tem dez pontos no Grupo C.
Para o embate com o Santos, todos os 11 milénio e oitocentos ingressos foram vendidos, de concordância com a assessoria do clube. Satisfeito com o pedestal da torcida, o técnico Eduardo Baptista aposta na sequência para tentar a primeira vitória em lar.
“É trabalhar, ir ajustando a equipe e ver o que a gente pode melhorar. O time vem de boas performances e temos que continuar nesse ritmo”, afirmou o técnico do Novorizontino que deve mais uma vez manter a base dos últimos jogos.
FICHA TÉCNICA:
NOVORIZONTINO X SANTOS
NOVORIZONTINO – Jordi; Dantas, César Martins e Patrick; Rodrigo Soares, Luís Oyama, Fábio Matheus, Marlon e Waguinho; Pablo Dyego e Robson. Técnico: Eduardo Baptista.
SANTOS – Brazão; Léo Godoy, Zé Ivaldo, João Basso (Gil) e Vinícius Lira; Tomás Rincón, Diego Pituca e Soteldo; Gabriel Bontempo (Neymar), Tiquinho Soares e Guilherme. Técnico: Pedro Súcia (interino).
ÁRBITRO – Flávio Rodrigues de Souza.
HORÁRIO – 16h.
LOCAL – Estádio Jorge Ismael de Biase, em Novo Horizonte (SP).