SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O São Paulo entrou para a seleta lista de clubes que possuem um avião personalizado. O Tricolor se junta a clubes porquê Palmeiras, Real Madrid, Manchester City e Arsenal. A avião do clube paulista já está no Brasil e conta unicamente com espaço de classe executiva.
Entre os clubes da Série A, unicamente São Paulo e Palmeiras possuem avião. O Alviverde utiliza a avião da Placar Linhas Aéreas S/A, empresa da presidente Leila Pereira, desde agosto de 2023. A mandatária, inclusive, já emprestou o avião para Grêmio e Vasco.
Ter a avião própria também é privilégio de alguns clubes europeus, porquê Real Madrid. O time espanhol, por exemplo, foi presenteado com um A380 da Emirates em 2017, que é utilizado para transportar jogadores e percentagem técnica para jogos fora de Madri. A companhia aérea é patrocinadora do Real desde 2011.
Milan, Benfica e Arsenal também integram o grupo de “donos” de aeronaves. Curiosamente, todos são patrocinados por companhias aéreas.
Já o Mazembe é o único time africano a possuir aviões próprios. O clube da República Democrática do Congo -finalista no Mundial de Clubes de 2010- tem duas aeronaves, sendo uma para dirigentes e outra para jogadores.
ALÉM DO FUTEBOL
O New England Patriots, time da NFL, emprestou sua avião para o Botafogo viajar ao Qatar para a disputa do Mundial de Clubes. Os jogadores cariocas, porém, reprovaram o avião.
O Orlando Magic, da NBA, e o Los Angeles Dodgers, da MLB (basebol), também possuem aviões. Ambos os times são dos Estados Unidos.