Desde o dia 19 de março, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), conta com o protocolo de tratamento precoce contra a Covid-19. Até o momento, 350 pacientes da cidade tiveram o tratamento prescrito pelo médico e optaram por realizá-lo.
Os medicamentos do tratamento precoce foram doados pela iniciativa privada, sem custo ao município.
Os médicos da rede de saúde municipal podem, a seu critério técnico e de acordo com cada caso individual, prescrever os medicamentos aos pacientes com suspeita da Covid, para iniciar o tratamento de maneira precoce. Os pacientes podem aceitar fazer o tratamento, ou não, também à sua livre escolha.
No caso de sintomas leves da Covid, como tosse, febre, dor de garganta, coriza e alteração do paladar e olfato, o atendimento médico está concentrado nas seis UBSs “sentinelas” (Éden; São Bento; Hortência; Simus; Fiori e Vitória Régia), das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Já, fora desse horário e para os sintomas graves, como falta de ar, sem apetite há mais de 24 horas e febre por mais de três dias seguidos, os atendimentos Covid são realizados nas UPHs Norte, Leste e Oeste, além da UPA Éden e dos PAs Laranjeiras, Carandá, Brigadeiro Tobias e Sorocaba I.
A prescrição do tratamento precoce da Covid-19 conta com os seguintes medicamentos: Azitromicina e Ivermectina e, se necessário, conforme orientação médica, também podendo incluir Paracetamol, Dipirona e/ou Metoclopramida. Independentemente do local de atendimento médico, os medicamentos devem ser retirados, mediante receita médica, em qualquer uma das seis UBSs “sentinelas”, que contam com o dispensário farmacêutico.
Saúde – Agência de Notícias