Foto: Ivan Flores – Saae/Sorocaba

 

O Serviço Autônomo de Chuva e Esgoto (Saae) de Sorocaba deu início, nesta segunda-feira (21), à Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) 2024. A programação prevê uma série de palestras até sexta-feira (25), muitas delas com atividades interativas no auditório do Meio Operacional da autonomia.

O tema principal, neste ano, é “Saúde Mental” e a Sipat cumpre o papel, ainda, de orientar e conscientizar os funcionários sobre a valimento da promoção da saúde e segurança no dia a dia.

O Saae/Sorocaba procura sempre investir na segurança, saúde e integridade dos seus servidores. “Neste sentido, a Sipat é uma oportunidade de proporcionar um momento de troca de conhecimentos, informações e a integração entre funcionários, para a realização eficiente, prática e segura das tarefas diárias”, informou o diretor-geral da autonomia, Genivaldo Maximiliano de Aguiar, na preâmbulo do evento.

Na sequência, ainda pela manhã, os servidores assistiram à palestra “E quando o temor surge? Sofreguidão o mal do século” ministrada pelo CEO da empresa Star Segurança e Medicina do Trabalho, Luíz Eduardo Ferreira. Na secção da tarde, o tema será sobre “Perceptibilidade Emocional”, por intermédio do Master Coach do Grupo Polozi, Wilson Santos.

Na terça-feira (22), pela manhã, o tema será “Vida em Estabilidade, Trabalho e Longevidade”, com palestra das psicólogas Ângela Boni Freitas e Jessica de Paula Abdalla, da Escola de Gestão Pública “Dr. José Caetano Graziosi” (EGP). À tarde, o tema será “Qual a Relação entre Saúde Financeira e Mental?”, ministrado pelo gestor dos recursos do Regime Próprio de Previdência Social da Instalação da Seguridade Social dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba (Funserv) e integrante da equipe da EGP, Edgar Aparecido Ferreira da Silva. No período noturno, a palestra será “A valimento do saneamento para as civilizações”, pelo educador ambiental e coordenador de assuntos regulatórios do Saae/Sorocaba, Vinicius Poppst.

Na quarta-feira (23), as temáticas trabalhadas serão: “Disponibilidade Hídrica e Uso Racional da Chuva”, realizada pelo educador ambiental e biólogo, Luiz Augusto de Assumpção, e “Projecto de Ação de Emergência”, a função do bombeiro Renato Inácio Firmino.

Na quinta-feira (24), as palestras têm uma vez que temas: “A Saúde Mental no Trabalho e na Família Pós Acidente”, ministrada pelo representante do Meio de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Alexandro Pereira da Silva, e “O Protagonista da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na Despoluição do Rio Sorocaba”, no período da tarde, pela bióloga e educadora ambiental Clélia de Barros e, à noite, pela educadora e coordenadora de licenciamento ambiental, Aline Machado.

E, na sexta-feira (25), as últimas palestras serão “Perceptibilidade Emocional”, por Wilson Santos, e “Instrução para o trânsito: Direção Defensiva”, pelo servidor da Urbes – Trânsito e Transportes, Jurandir Pereira.

Em outro envolvente, também uma vez que secção da programação da Sipat, serão promovidos cuidados estéticos aos participantes, proporcionados gratuitamente em parceria por empresas que atuam no ramo.

O servidor do Saae/Sorocaba e presidente da Percentagem Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Wagner Pereira da Silva, destacou a valimento das atividades da Sipat 2024. “A programação foi desenvolvida, com todo carinho e zelo, a partir de temas que os funcionários também possam levar para serem discutidos em suas casas. A preocupação com a saúde e segurança de todos deve ser permanente e prioritária”, finalizou.

 

Blitz da Saúde, parceria com a Funserv

Os servidores do Saae/Sorocaba, em paralelo à programação da Sipat 2024, passam por avaliações, uma vez que mensuração de pressão arterial, orientações médicas, exames laboratoriais, muito uma vez que mamografias e ultrassom. As iniciativas integram a Blitz da Saúde, mediada pela parceria do Saae/Sorocaba com a Funserv.

As ações de saúde preventiva ocorrem entre os dias 21 a 25 de outubro, das 7 às 12h, no ambulatório da autonomia, ou seja, diretamente no envolvente de trabalho. O objetivo é promover hábitos mais saudáveis, identificar possíveis riscos à saúde e oferecer orientações em procura da melhor qualidade de vida.