Fotos: Ivan Flores – Saae/Sorocaba
O Serviço Autônomo de Chuva e Esgoto (Saae) realiza, preventivamente, a limpeza e a manutenção do regato na Vila Mathilde, nas proximidades do trecho percebido entre as ruas João Guariglia e Elza Salvestro Bonilha, na Zona Leste da cidade.
As intervenções, que tiveram início na primeira quinzena deste mês, são necessárias para que o sistema, em um trecho de aproximadamente 550 metros de extensão, permaneça preservado e em plenas condições para comportar os períodos de chuvas e o consequente aumento do nível do manancial.
A previsão da autonomia é que os serviços no sítio sejam concluídos até o término de novembro. “Eles são executados por meio da utilização de uma escavadeira hidráulica, para retirada do sedimento depositado ao fundo do regato, de quem material é transportado por caminhões, até aterro propício. Também é feita a remoção de mato e de todo tipo de resíduo, sobrecarregado em dias de chuva”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Glauco Fogaça.
Outras intervenções
Os serviços na Vila Mathilde seguem programação pré-definida pelo Saae/Sorocaba, que engloba a manutenção preventiva de todas as Bacias de Contenção e córregos do município.
A autonomia já executou os serviços preventivos, por exemplo, em córregos dos bairros Brigadeiro Tobias, Jardim Brasilândia, Jardim Leocádia, Jardim Paulistano, Jardim Piratininga, Jardim Prestes de Barros (Lavapés), Mineirão, Vila Barão e Vila Mathilde, além das Bacias de Contenção do Abaeté, Campolim, Norcross e Rua Panamá (Barcelona), muito uma vez que nas duas bacias do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) da Chuva Vermelha.