Fotos: Ivan Flores- Saae/Sorocaba

 

O Serviço Autônomo de Chuva e Esgoto (Saae) de Sorocaba realiza a limpeza do riacho Lavapés, no trecho junto à Avenida Carlos Sonetti, no Jardim Prestes de Barros. Os trabalhos tiveram início na semana passada e a previsão da autonomia é que sejam concluídos até o término deste mês.

A mediação ocorre periodicamente, ao longo de aproximadamente 1.100 metros de extensão, com o objetivo de manter o riacho em plenas condições de funcionamento e prestes para suportar os períodos de chuvas.

O serviço, que é executado com a utilização de uma escavadeira hidráulica, consiste na retirada dos sedimentos que ficam depositados no leito do riacho. O material, contendo resíduos de todo tipo, é removido e transportado em caminhões para aterro tempestivo.

O riacho Lavapés foi canalizado em toda a sua extensão urbana, no início dos anos 2000, desde o Jardim Rosária Alcoléa até o Rio Sorocaba, totalizando 3.400 metros e, ainda, teve suas margens urbanizadas. O “Lavapés” corta a Rodovia Raposo Tavares (SP-270), passa pela região do Parque Zoológico “Quinzinho de Barros” e da Vila Hortência, até desaguar no Rio Sorocaba.

Os serviços no Lavapés seguem programação pré-definida pelo Saae/Sorocaba, que engloba a manutenção preventiva de todos os córregos e Bacias de Contenção do município.

A autonomia já executou manutenções preventivas desse tipo, por exemplo, em córregos dos bairros Brigadeiro Tobias, Jardim Brasilândia, Jardim Leocádia, Jardim Paulistano, Jardim Piratininga, Jardim Prestes de Barros (Lavapés), Mineirão, Vila Barão e Vila Mathilde, além das Bacias de Contenção do Abaeté, Campolim, Norcross e Rua Panamá (Barcelona), muito porquê nas duas bacias do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) da Chuva Vermelha.