Novas ligações de água já vêm com o equipamento; demais munícipes que desejarem podem adquirir a nova caixa-padrão em condições facilitadas.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) orienta e incentiva todos os seus usuários quanto às vantagens da instalação do novo modelo “fechado” de caixa-padrão de ligação de água nas residências, comércios e indústrias, desenvolvido para conferir proteção extra aos hidrômetros.
A adoção do equipamento nesse formato, que é afixado na parede do imóvel, está regulamentada pelo Decreto Municipal nº 21.799/ 2015, com o propósito de criar um padrão de ligação mais duradouro e eficiente.
“Com isso, é possível diminuir a necessidade de manutenções e reparos, por desgaste dos antigos tubos e conexões de ferro, além de coibir possíveis fraudes e furtos dos hidrômetros instalados”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.
Desde a adoção do novo dispositivo, das cerca de 240 mil ligações de água ativas, o Saae/Sorocaba já realizou a instalação de aproximadamente 40.000 unidades “fechadas” nos imóveis da cidade, atendendo aos pedidos de novas ligações de água ou de mudança de cavalete.
Cada caixa de medição é formada por um kit que contém as conexões de entrada (dois adaptadores para tubo de polietileno e um cap, registro para bloqueio e desbloqueio, união rosqueada com porca solta, para conexão ao tubete complemento ou hidrômetro); tubete complementar (conexão com extremidades rosqueadas, existente entre a conexão de entrada e o hidrômetro); conexões de saída (união rosqueada para conectar o conjunto à saída do hidrômetro, registro para uso do cliente, dispositivo antifraude, saída com bolsa e rosca fêmea para conexão ao tubo de PVC ¾ do ramal interno do imóvel) e dispositivos de fixação (abraçadeiras e parafusos), além do próprio hidrômetro.
Os kits e hidrômetros são inspecionados na fábrica de cada fornecedor contratado, para verificação de conformidade com as especificações técnicas vigentes, por uma equipe de servidores que integram a Comissão Permanente de Materiais e Marcas da autarquia. Cada caixa padrão pode abrigar até dois cavaletes.
A realização do serviço de nova ligação de água tem um custo de R$ 370,54 ao consumidor, já incluindo o hidrômetro e anova caixa padrão. O valor pode ser parcelado em até cinco vezes sem juros, na própria conta de água, após. Já, aqueles que optarem por mudar do padrão antigo para o novo, devem apenas pagar a taxa de troca de cavalete, de R$ 262,25, valor que pode ser divido em até três parcelas na conta.
Assim que o serviço é solicitado, após o pagamento da taxa, o usuário pode retirar o equipamento em qualquer unidade de atendimento presencial do Saae/Sorocaba, tanto na Central de Atendimento, localizada no Pátio Ciane Shopping, como na Casa do Cidadão mais próxima. “A mudança para o modelo mais moderno e seguro é um investimento que vale a pena e evita transtornos. A instalação da caixa deve ser feita pelo morador ou responsável pelo imóvel, antes de o Saae/Sorocaba fazer a ligação da água”, comenta o diretor-geral da autarquia.
O Saae/Sorocaba informa, também, que a caixa-padrão deverá ser instalada pelo usuário conforme orientações contidas no Manual de Instalação disponível no site da autarquia ou pelo link direto https://www.saaesorocaba.com.br/arquivos/panfletos/manual-de-instalacao-ligacao-de-agua.pdf .
O equipamento deve ser colocado no alinhamento predial, com acesso total para leitura e eventuais serviços de manutenção, respeitando a altura mínima de 0,70 metro e máxima de 1,50 metro da parte superior da caixa até o piso acabado da calçada. Não é permitida a obstrução da caixa-padrão por grades, portões, cercas e tapumes. O tubo camisa (corrugado) deve estar embutido na alvenaria (chumbado) e a sobra deve ficar abaixo do nível da calçada, no mínimo, 0,30 m e, no máximo, 0,40 m.
Outra recomendação é deixar o número da residência visível, para facilitar a identificação da casa. No caso de loteamentos em construção, o número precisa estar perto da caixa do hidrômetro.
As solicitações devem ser feitas diretamente nas Casas do Cidadão ou na Central de Atendimento do Saae/Sorocaba, que funciona no Pátio Cianê Shopping, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Mais informações pelos telefones 0800 770 1195 e (15) 3224-5800.
Saae – Agência de Notícias