
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba tem intensificado, neste ano, a substituição dos medidores antigos por hidrômetros mais modernos. Até o momento, cerca de 2 mil unidades foram instaladas. De um total de 18 mil previstas para este ano.
“A atualização do hidrômetro é importante, pois, como qualquer outro instrumento de medição, sofre desgaste natural em função do tempo de utilização, devendo ser substituído em períodos de tempo previamente determinados pela norma. O nosso objetivo é garantir o pleno funcionamento do parque de hidrômetros da cidade, que atualmente gira em torno de 249 mil, entre residenciais, comerciais e industriais, além de recuperarmos receita, visto que muitos dos aparelhos instalados na cidade estão com funcionamento comprometido, devido ao tempo de uso ou fraudes”, destaca o diretor-geral da autarquia, Glauco Fogaça.
O novo lote de medidores começou a ser instalado no início de abril deste ano, em substituição aos hidrômetros antigos, que podem registrar consumo inferior ao volume realmente gasto. De acordo com a definição do corpo técnico da autarquia, estão sendo substituídos os hidrômetros com mais de sete anos de instalação e os aparelhos que estejam parados, quebrados, com cúpula embaçada ou amarelada ou fraudados.
Esse levantamento da situação dos aparelhos é feito com base no cadastro dos hidrômetros, nas leituras mensais e relatórios dos leituristas. A renovação dos equipamentos, inclusive, faz parte do Programa de Controle e Redução de Perdas do Saae/Sorocaba.
Os novos equipamentos também são certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) e registram com mais precisão os menores volumes de água, reduzindo as perdas nas medições. Eles, igualmente, são equipados com válvulas antirretorno, que impedem a água no interior da tubulação do imóvel de voltar à rede da rua, em eventuais momentos de desabastecimento.
Atenção à identificação dos profissionais
O Saae/Sorocaba destaca aos usuários do serviço que os profissionais que realizam a troca de hidrômetros para a autarquia estão sempre devidamente uniformizados e identificados, sendo que jamais solicitam ao consumidor qualquer pagamento. A substituição do equipamento é gratuita e não existe a necessidade de o funcionário adentrar em outros ambientes do imóvel, além do ponto onde está o hidrômetro.
Para esse trabalho de substituição, os funcionários da autarquia comparecem com calças e blusas na cor azul anil, estampados com o logotipo do Saae/Sorocaba. Também portam crachás de identificação, cujas equipes são conduzidas por veículos de cor branca, também com a marca da autarquia.
Caso haja dúvida ao receber a visita do profissional para a troca do hidrômetro, basta solicitar orientações à autarquia, pelos telefones 0800 770 1195 (ligação gratuita) ou (15) 3224-5969.