Saae/Sorocaba e Unesp tratam de projetos conjuntos inovadores

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba realizou uma reunião, na tarde de terça-feira (20), com representante da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Sorocaba. O objetivo foi alinhar uma parceria com a área acadêmica da instituição para a criação e o desenvolvimento de projetos conjuntos inovadores em diversas áreas.
Estiveram presentes o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow; o diretor de planejamento e projetos da autarquia, Glauco Fogaça; o diretor operacional de esgoto, Charles Alessandro de Camargo; os estagiários Chistian Matheus de Farias, Guilherme Pontes Villa Boas e Miguel Caetano Vargem, e o Professor Doutor e pesquisador científico da Unesp/Sorocaba, Leandro Cardoso de Moraes.
“É de extrema importância o compartilhamento de conhecimento, principalmente com os jovens universitários e seus professores, para que a autarquia esteja sempre em melhoria contínua e investindo em inovação em todas as áreas. Com a parceria dos estudantes, servidores do Saae/Sorocaba e docentes das universidades, poderemos criar projetos com o intuito de manter e ainda elevar a importância de Sorocaba no ranking nacional de saneamento e abastecimento. Estamos entre as 20 melhores cidades do País nessas áreas”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.
Para viabilizar a parceria, as partes estão definindo a formalização de um convênio. “Recebemos várias ideias, por meio de trabalhos apresentados na conclusão da formação de jovens e, com certeza, é possível extrair iniciativas excelentes para auxiliar na gestão do saneamento em Sorocaba. Há propostas, também, de ações voltadas ao processo de tratamento de água e esgoto, bem como à gestão do Rio Sorocaba”, afirma o Professor Doutor Leandro Cardoso.
Segundo o diretor-geral do Saae/Sorocaba, outra iniciativa planejada é a avaliação do potencial de drenagem no trecho urbano do município, após concluídas as obras de desassoreamento do Rio Sorocaba, que estão em pleno andamento. A ideia central do projeto é de servir como instrumento para a gestão dos recursos hídricos da bacia, com foco na prevenção e combate às enchentes.
“O estudo da bacia de drenagem do Rio Sorocaba é de suma importância para o controle de parâmetros de qualidade ambiental, principalmente sobre o controle do processo de sedimentação no leito e em margens do rio, formando zonas de acúmulo de sedimentos, os populares bancos de areia”, explica o diretor-geral do Saae/Sorocaba.
No Saae/Sorocaba, atualmente, há 114 estagiários atuando em diversas áreas de formação, como Administração, Direito e Engenharia, por exemplo. Segundo Tiago, a autarquia está aberta a parcerias com todas as universidades, de modo a fomentar parcerias e colaborar no apoio aos trabalhos acadêmicos de estudantes e docentes, sobretudo com vistas à formação profissional e o desenvolvimento de estudos, pesquisas e todo tipo de produção voltada à área de saneamento e que possa ser implementada como política pública ou plano de ação no segmento.


Saae – Agência de Notícias