Os profissionais do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba estão aprimorando as técnicas de segurança para atuar em valas e escavações. A primeira turma, formada por 42 servidores, realizou os treinamentos na última semana. A previsão é que 640 trabalhadores sejam capacitados até abril de 2022, conforme cronograma preestabelecido.
A capacitação teve início na última quinta-feira (24), no auditório do Centro de Referência em Educação, onde foi passado todo o conteúdo teórico sobre o tema. Na sexta-feira (25), foi realizada a parte prática e a prova, nas dependências da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) S1.
O treinamento foi ministrado pelo engenheiro Gianfranco Pampalon e pelo professor Cosmo Palásio, por meio da empresa SSO Treinamentos. A ação contou com as participações do diretor operacional de Água do Saae/Sorocaba, engenheiro Rodolfo Barboza, e da chefe de Departamento de Esgoto da autarquia, engenheira Sandra Barros.
A formação em valas e escavações seguem os procedimentos e condições recomendados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Como, por exemplo, a NR 18 – “Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção”, a NBR 9061/85 – “Segurança de Escavação a Céu Aberto” e a RTP 03 – “Escavações, Fundações e Desmonte de Rochas”.
“É fundamental para todos os profissionais, que fazem novas instalações ou manutenções em redes de água e esgoto, seguirem as normas previstas. O Saae/Sorocaba sempre busca orientar e capacitar os servidores para que exerçam suas funções, garantindo a segurança e integridade dos servidores”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.
Nos meses de julho a outubro, mais seis turmas serão capacitadas em 14 datas já definidas. Depois disso, outras nove turmas serão capacitadas, cada uma compostas por 40 servidores, em média, entre operacionais, engenheiros e equipes administrativas que atuam nas Diretorias Operacionais de Infraestrutura e Logística, além de Água e Esgoto.
Saae – Agência de Notícias