Saae/Sorocaba adquire escoramento blindado para segurança do trabalho

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba segue investindo, cada vez mais, nas ações de segurança do trabalho e no aprimoramento dos procedimentos técnicos. A medida mais recente é a compra, via licitação, de quatro escoramentos blindados. O primeiro serviço realizado pela autarquia, utilizando o novo equipamento, ocorreu na manhã de terça-feira (1), em manutenção de rede de esgoto no Jardim Bandeirantes, na Zona Leste da cidade.

Esse tipo de escoramento permite soluções rápidas e eficientes no trabalho em valas e na contenção de solo, proporcionando mais segurança e agilidade aos procedimentos técnicos, sobretudo, em escavações. Funcionários do Saae/Sorocaba receberam treinamento técnico sobre como utilizar as estruturas de escoramento, ministrado por engenheiro da empresa que forneceu os equipamentos.

Cada equipamento pode ser utilizado em manutenções com até 2,5 metros de profundidade e é composto por duas placas, unidas por quatro estroncas. Cada placa possui blindagem de alumínio naval, com dimensões de dois metros de altura por dois metros de comprimento. A estrutura da placa é formada por um estrado de tubos quadrados de alumínio. As entroncas que compõem o equipamento são do tipo telescópica, em tubo de aço, com ajustes.

Cada peça pode ser montada e desmontada no local, possui alças laterais para transporte manual e buracos na parte superior, para colocação de fita de içamento por retroescavadeira. Montado e travado com as estroncas, cada dispositivo pesa 250 quilos e suporta carga lateral mínima equivalente a dois mil quilos de pressão.

 

Mais aquisições e treinamentos

Na última quinzena de novembro, a autarquia já havia investido na compra de 76 estroncas mecânicas, de diversas aberturas. Os equipamentos servem para escoramento e manutenção da estabilidade de taludes, proporcionando mais segurança e agilidade aos procedimentos técnicos realizados pela autarquia em valas e escavações.

Além do investimento em equipamentos de segurança, o Saae/Sorocaba qualificou, ao longo de 2021, 257 profissionais, organizados em sete turmas de 37 servidores, em média, no intuito de aprimorar, cada vez mais, as técnicas de segurança e a eficiência dos procedimentos para atuar em valas e escavações.

O cronograma estabelecido prevê habilitar 640 trabalhadores até abril de 2022. Trata-se de número recorde de capacitações pela autarquia, no período de um ano. Os treinamentos seguem procedimentos e condições recomendados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 


Saae – Agência de Notícias