O sistema de segurança das unidades de água, esgoto e drenagem do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba está sendo ampliado, visando a maior segurança de suas instalações, visto que as ocorrências de furtos e depredações continuam ocorrendo, embora tenham diminuído desde que a autarquia começou a investir nesse setor.
“Os furtos registrados prejudicam muito o nosso trabalho e a população de uma forma geral, pois unidades importantes, como os centros de distribuição de água, deixam de funcionar e consequentemente de abastecer determinadas regiões quando cabos elétricos e painéis eletrônicos são levados ou danificados. Além do prejuízo operacional, temos também os financeiros, pois são equipamentos de alto custo, que precisam ser repostos. Com ampliação do sistema de segurança das nossas unidades, vamos minimizar essas ocorrências e diminuir os transtornos causados”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, engenheiro Mauri Gião Pongitor.
O trabalho de ampliação está sendo realizado por meio do Grupo Única, sediado em Sorocaba, empresa especializada em segurança patrimonial, vencedora de licitação promovida pela autarquia, que atuará na fiscalização e supervisão do contrato.
De acordo com o plano de trabalho definido, as atuais 158 câmeras de monitoramento instaladas estão sendo ampliadas para 366, além de mais 32 pertencentes à autarquia.
A distribuição dos novos equipamentos está ocorrendo de acordo com o grau de importância e vulnerabilidade de cada unidade, conforme os registros de invasões e furtos ocorridos. Além das câmeras de monitoramento, as unidades estão ganhando também, cercas elétricas e sensores de presença. Do ponto de vista logístico, para que essa ampliação seja possível, estão sendo utilizados seis servidores, para o necessário processamento e armazenamento de dados e imagens.
Sala de monitoramento
De acordo com Gilson Brizacco, funcionário da autarquia responsável pela implantação e supervisão desse trabalho, por meio do Setor de Materiais e Logística (SML), dentro do Centro Operacional do Saae/Sorocaba, localizado na avenida Camilo Júlio, no Jardim Ibiti do Paço, foi criada uma sala especialmente destinada para as ações de monitoramento das imagens, por meio de nove telas de 50 polegadas cada. A responsabilidade pelo monitoramento das unidades 24 horas por dia, porém, será da empresa contratada, que também possui os seus monitores de vídeo.
Ainda segundo Gilson Brizacco, toda vez que a autarquia ou a terceirizada contratada flagrarem ações suspeitas nas unidades, um ou mais agentes de segurança treinados serão rapidamente deslocados até o local, para que a ação seja evitada ou inibida, com o acionamento da polícia, caso seja necessário.
O Saae/Sorocaba possui atualmente duas Estações de Tratamento de Água (Éden e Cerrado); oito Estações de Tratamento de Esgoto (S1, S2, Pitico, Itanguá, Aparecidinha, Carandá, Quintais do Imperador e Ipaneminha); 54 Estações Elevatórias de Esgoto (bombeamento); 36 Centros de Distribuição, que juntos somam 60 reservatórios de água; as bacias de contenção do Abaeté, Campolim e Jardim dos Estados; além do Centro Operacional no Ibiti do Paço e a Central Administrativa no Jardim Santa Rosália, unidades integrantes dessa ação de ampliação da segurança.