Na tarde desta quinta-feira (17), o chefe de Gabinete do Executivo, André Moron, e o secretário de Cultura (Secult), Luiz Antonio Zamuner, receberam, no sexto andar do Paço Municipal, localizado no Alto da Boa Vista, a visita do presidente da Federação Brasileira dos Tropeiros, Edson Nogueira (Pacote).
Na ocasião, Nogueira apresentou o projeto Circuito Paulista dos Tropeiros, que visa ao resgate histórico e cultural do tropeirismo, além de promover o empreendedorismo. “É de suma importância essa reunião. A nossa intenção é desenvolver vários projetos de resgate do tropeirismo em toda a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS)”, destacou o presidente da Federação Brasileira dos Tropeiros.
“A Prefeitura apoia ações importantes, como o Circuito Paulista dos Tropeiros, de resgate cultural e histórico do movimento tropeiro. Sorocaba não pode ficar de fora e abraça essa causa”, afirmou o chefe de Gabinete do Executivo, André Moron.
Já, o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner, na ocasião, ressaltou a importância do movimento tropeiro para o desenvolvimento de toda a região e também do País. “O Tropeirismo sorocabano foi de extrema importância na formação econômica e cultural do Estado de São Paulo e do Brasil. O Brasil é o País de hoje muito em função dos tropeiros”, declara Zamuner.
O início do tropeirismo na cidade ocorreu por volta de 1.750, com o registro de animais no município, que transformou Sorocaba em passagem de tropas xucras ou arreadas. Como consequência desse evento, eram realizadas as famosas Feiras de Muares, que normalmente tinham duração de dois meses. O tropeiro era responsável pela circulação de produtos destinados à exportação e pelo abastecimento das regiões interioranas.
Também participaram da reunião o chefe de Seção de Projetos Culturais da Secretaria de Cultura, Vinícius Moglia Formes, e os representantes da Federação Brasileira dos Tropeiros Ayrton Alvim Vermudes e Lucas Leoni.