O retrato solene da primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, foi divulgado nesta segunda-feira (27). Na imagem, Melania aparece de terno preto, posicionada em frente a uma janela da Lar Branca, com o Monumento de Washington visível ao fundo. O pormenor que labareda atenção é que, dissemelhante dos retratos coloridos de Donald Trump e do vice-presidente JD Vance, a retrato de Melania foi divulgada em preto e branco.
A imagem foi compartilhada na conta solene da primeira-dama na rede social X (macróbio Twitter) com a legenda: “O retrato solene da primeira-dama Melania Trump na Lar Branca”.
First Lady Melania Trump’s Official White House Portrait pic.twitter.com/pMdooFZW53
— First Lady Melania Trump (@FLOTUS) January 27, 2025
A fotógrafa belga Régine Mahaux foi a responsável pelo retrato solene, repetindo o trabalho realizado em 2017, durante o primeiro procuração de Donald Trump. Mahaux é conhecida por fotografar a família Trump há mais de 20 anos. “Fiquei muito honrada por ter sido escolhida para fotografar oriente retrato solene pela segunda vez”, disse a fotógrafa em entrevista à BBC News. Ela destacou que trabalhar com Melania foi um privilégio: “Ela é uma perfecionista e está profundamente envolvida no processo criativo”.
O retrato mais recente é um contraste com a imagem de 2017, que foi feita em cores e apresentava um close do rosto de Melania. A novidade retrato, capturada no dia seguinte à posse de Donald Trump uma vez que presidente dos EUA, apresenta um enquadramento mais largo e uma estética mais sóbria.
Especialistas ouvidos pela BBC destacaram que a imagem carrega uma mensagem simbólica. “A retrato transmite a transição de Melania de um papel familiar para uma figura mais presente e formal, com destaque na esfera pública e institucional da Lar Branca”, afirmaram.
Segundo a Associação Histórica da Lar Branca, a tradição de retratos oficiais das primeiras-damas remonta a Martha Washington, das quais retrato foi pintado a óleo. A associação mantém uma galeria com registros de todas as primeiras-damas da história dos Estados Unidos, destacando o papel simbólico que essas imagens desempenham ao longo do tempo.
Leia Também: Itamaraty convoca representante dos EUA devido a deportações