Recinto dos hipopótamos do Zoo de Sorocaba e outros espaços ganham melhorias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), está realizando desde janeiro a revitalização do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, visando promover o bem-estar animal, a preservação do local e oferecer mais qualidade aos visitantes. Um dos espaços que já recebeu melhorias é o recinto dos hipopótamos Yara e Yuri, com a pintura do lago, das paredes e dos coxos dos animais.


O zoo também já recebeu a limpeza e remoção de resíduos vegetais que estavam acumulados em alguns locais e foi feita a troca de alguns materiais de comunicação visual do parque, como banners que estavam fixados no gramado em frente à ilha dos macacos. Outra ação é a pintura dos gradis e a revitalização do asfalto da viela localizada em frente ao recinto da onça e do elefante, que estava interditado há um ano.


As melhorias no zoo incluem ainda o cuidado com a parte interna e externa do parque, que é um espaço tão importante da cidade e referência em todo o país. A ação envolve a criação e manutenção de recintos, um novo aceiro na área externa do parque e outras melhorias estruturais. Todo o trabalho é realizado por funcionários da Sema e da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo).


De acordo com o secretário da Sema, Dr. Antonio Prieto, em breve, o recinto do elefante e dos felinos igualmente receberão obras de revitalização. Além disso, as antas do zoo, incluindo o filhote de anta albina, ganharão um novo ambiente na área do “matão”, um espaço que há cerca de 20 anos está fechado ao público.


Inaugurado em 1968, o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos da América Latina e classificado no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na categoria A, que é a mais elevada. Além do lazer para o público, o parque vem desempenhando um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.


Dos seus 150 mil metros quadrados, 17 mil são ocupados por um lago e outros 36 mil, por vegetação natural da Mata Atlântica. O espaço reúne cerca de mil animais, de aproximadamente 250 espécies. É um dos maiores da América Latina nesse quesito.
O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 16h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3227-5454.













Meio Ambiente – Agência de Notícias