A nossa fadinha do skate, Rayssa Leal, de apenas 14 anos, conquistou sua primeira medalha de ouro nos X Games, um dos maiores torneios de esportes radicais do planeta.
No último domingo (24), Rayssa subiu em grande estilo no topo do pódio da competição pela primeira vez.
Neste ano, os X Games foram realizados em Chiba, no Japão.
Em um post compartilhado no Instagram, nossa fadinha agradeceu a torcida e celebrou sua vitória inédita na terra dos samurais. “Conseguimos, Brasil! Nossa primeira douradinha galera. Obrigada pela torcida”, disse.
Rayssa tem só 14 anos, mas segue em plena – e meteórica! – ascensão no skate.
Desta vez, ela bateu as japonesas Yumeka Oda e Funa Nakayama na final pela categoria “Street” para subir ao lugar mais alto do pódio. Esta é a segunda grande conquista da skatista em menos de um ano, já que ela faturou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.
Na edição de 2019 dos X Games, a fadinha ficou em quarto lugar, quando competiu (aos 12 anos) no torneio realizado em Minneapolis, nos EUA.
Além de Rayssa, outras duas brasileiras também competiram no Japão: Pamela Rosa, que ficou em sexto lugar, e Gabriela Mazetto, na sétima colocação.
Final de semana épico
O Brasil subiu ao pódio tanto na categoria feminina, como na masculina. Isso porque o jovem skatista curitibano Gui Khury, de 13 anos, faturou a medalha de prata e de bronze nas provas de vertical e best trick.
Tanto Gui, quanto Rayssa, cravaram recordes como medalhistas mais jovens da história da competição.
A Fadinha do Skate soube controlar bem o psicológico e a pressão das provas. Isso porque ela teve duas quedas na segunda volta e mais uma na terceira. Mesmo assim, manteve o ritmo e o sorriso no rosto para acertar as demais manobras da sua linha, que valeram a vitória!
Fotos: Reprodução / Instagram: @rayssalealsk8
EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar