Rapaz que teve 71% do corpo queimado em explosão se recupera e retorna para a faculdade

Três anos atrás, o porto-riquenho Alexis Hernandez, 25, foi vítima de uma grave explosão no apartamento onde morava, que deixou 71% do seu corpo queimado.

Alexis ficou 20 dias em coma, 2 meses internado em uma UTI e outros 6 em uma ala de recuperação do hospital. Até recentemente, ainda estava fazendo fisioterapia para reabilitar os movimentos das pernas e se submeteu a 28 cirurgias reparativas.

Após tanta luta para retomar sua vida, o porto-riquenho têm motivos de sobra para comemorar: neste mês, realizou um sonho de garoto ao se tornar estudante de Medicina.

“Enfim, primeiro dia como estudante de medicina após ter 71% do meu corpo queimado três anos atrás. Estou muito feliz por finalmente estar aqui!”, disse Alexis em um post compartilhado no Twitter.

Sonho, acidente e luta pela recuperação

“Tudo começa com um sonho. Como muitos porto-riquenhos, tomei a decisão de estudar medicina no México”, disse o jovem.

Um dia antes de começar a faculdade, em 19 de janeiro de 2019, ele se despediu dos pais e partiu em viagem.

No primeiro dia no novo país, ainda conhecendo seu novo apartamento, ele ligou a caldeira de aquecimento do chuveiro quando, subitamente, ela explodiu, causando-lhe queimaduras de segundo e terceiro graus.

Após uma semana na UTI e com pouquíssimas chances de sobrevivência, Alexis foi transferido para o hospital BAMC em San Antonio, Texas, onde passou 20 dias em coma.

Luego de 1 semana en cuidados intensivos y con pocas probabilidades de sobrevivir, fui trasladado hacia BAMC en San Antonio, Texas donde pasé 20 días en coma. pic.twitter.com/GUtP1pzarH

— Alexis Hernandez (@alexisjoelpr) June 29, 2020

Após outros 68 dias na unidade de terapia intensiva, confuso e sentindo muita dor, Alexis acordou e lembra ter se sentido muito grato, apesar de tudo. “Grato porque Deus me deu uma segunda chance de viver”, disse.

Começava ali um longo e doloroso processo de reabilitação. “Mesmo com todo o medo, eu nunca disse não”, contou o porto-riquenho. Em março daquele ano, ele conseguiu fazer isso:

Empecé un largo proceso de rehabilitación y aunque doloroso y con mucho miedo, nunca dije que no. En marzo, ya podía hacer esto:

I started a long and painful process of rehabilitation. Even with all the fear, I never said no. In March, I was able to do this: pic.twitter.com/GkP61Yvn6H

— Alexis Hernandez (@alexisjoelpr) June 29, 2020

Ele também teve que aprender a comer novamente.

También me tocó aprender a comer.

I also had to learn to eat again. pic.twitter.com/1bNONauQRk

— Alexis Hernandez (@alexisjoelpr) June 29, 2020

Com o passar dos meses, à medida que progredia, ele também trocou seu andador,  conseguindo assim se locomover com mais facilidade.

Até que, enfim, ele já não precisava mais de um!

Hasta que no necesite uno.

Until I didn’t need one pic.twitter.com/k86SZMp1Et

— Alexis Hernandez (@alexisjoelpr) June 29, 2020

A foto abaixo foi a primeira que ele postou em suas redes sociais. “Publiquei para que todos pudessem ver o quão bem eu estava e para dizer aos outros que se eu posso ser feliz, eles também podem”, disse Alexis.

Surpreendentemente, ele também disse ter se divertido um pouco ao longo de todo esse difícil processo:

Me divertí mucho en el proceso.

I had a lot of fun in the process. pic.twitter.com/9mQWKVPAnv

— Alexis Hernandez (@alexisjoelpr) June 29, 2020

E bem, após 8 meses e 19 cirurgias, no final de 2019, o futuro estudante de medicina recebeu alta do hospital:

E voltou para Porto Rico, onde foi calorosamente recebido!

De regreso a Puerto Rico

Back to Puerto Rico pic.twitter.com/e5xJ8V8AIM

— Alexis Hernandez (@alexisjoelpr) June 29, 2020

Em 19 de janeiro de 2020, Alexis comemorou o primeiro ano de seu renascimento desde o acidente. “Ainda havia um longo processo de recuperação, mas já estava ansioso para voltar e estudar Medicina”.

Levou dois anos e meio, mas em junho deste ano o porto-riquenho finalmente viajou até o México, onde começou a tratar de todos os trâmites burocráticos para voltar a estudar.

“Bem aqui estou eu de novo 😅. Nesse meio-tempo, fiz mais uma operação. Já são 28 agora. Graças a Deus estou ótimo, mas assim que a anestesia passar vai doer. Passo a passo estou me preparando. Muito obrigado a todos pelas orações e demonstrações de carinho”, disse Alexis em um tuite postado no dia 14 de junho.

Quase duas semanas depois, no dia 27, ele pisou na faculdade de medicina pela primeira vez desde o acidente.

“Aí galera… A vida como estudante de medicina. Estou apenas começando, mas estou ansioso para aprender e assim poder ajudar os outros”, comemorou o futuro médico.

“Da UTI, me recuperando das queimaduras ao jaleco branco como estudante oficial da universidade 🙌🥼”, celebrou Alexis.

“Assim como tive a alegria de sobreviver e recomeçar a viver, com muita alegria informo que estou voltando a um sonho que foi interrompido. Volto a estudar medicina. Sei que na mão de Deus tudo será possível. Obrigado a todos por seu apoio contínuo e orações”, completou.

Nada no mundo é capaz de apagar seu sorriso, Alexis! ❤️

Fotos: Reprodução / Twitter: @alexisjoelpr

EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar